Teatro Aberto é o inédito palco para espetáculos

Divulgar, expandir e democratizar a arte cênica em Santos. Essa é a proposta do Espaço Teatro Aberto, que será inaugurado no dia 14, na Praça dos Andradas. O novo espaço cultural contará com um tablado diferente: um contêiner-palco, dentro de uma tenda, instalada ao ar livre. O conjunto inclui ainda um café e bar dentro de um sobrado, que pretende servir como um ponto de encontro de artistas e do público.

A inauguração no dia 14, às 21h, terá uma apresentação do espetáculo gratuito do Teatro a Bordo, “Mais quero asno que me carregue, que cavalo que me derrube”, do dramaturgo santista Alberto Soffredini. Trata-se de uma comédia musical vibrante inspirada pelos bairros de Santos. A partir do dia 15, entra em cartaz a comédia “O que terá acontecido a Rosemary?”, com couvert artístico popular de R$ 20 todas às sextas-feiras às 21h.

O Teatro Aberto vai funcionar como palco para espetáculos de grupos variados, sempre às sextas-feiras, no período da noite. No futuro, a intenção é mostrar também shows musicais e sessões de cinema: tudo sobre o contêiner. A iniciativa é da produtora BERTHI Produção e Arte, responsável por projetos itinerantes como o Circular Histórias (circularhistorias.com.br) e o Teatro a Bordo (teatroabordo.com.br).

Estrutura. Com nove metros de comprimento e seis de largura, esse curioso aparato foi criado em 2007 para servir duplamente como palco e baú no transporte dos equipamentos. Depois de estacionado, um dos lados do contêiner se abre e vira um tablado.

A arte do projeto e a cenografia foram assinadas por Lia Renha, responsável pela direção de arte de minisséries como “Hoje é dia de Maria”, e pelo cenário de filmes como “Tieta do Agreste”.

“Tivemos a ideia de montar um palco dentro de um contêiner para valorizar a ligação com o mar e o porto, além de ser um objeto de trocas entre os povos, símbolo marcante da paisagem da região da Baixada Santista”, comenta Talita. E é exatamente esse contêiner que vai servir como plataforma de apresentação para diversas companhias, sempre que ele não estiver na estrada com o Teatro a Bordo.

Deixe um comentário