Márcia Costa participa de debates sobre vida e obra de Patrícia Galvão

01

Que relações é possível estabelecer entre a arte, a cultura e o jornalismo cultural dos anos 50 e de hoje? Os últimos anos de vida de Patrícia em Santos, sua atuação na área cultural e a atualidade de seu pensamento serão tema de vários debates durante os meses de abril e maio, em Santos, com a jornalista e pesquisadora Márcia Costa, autora do livro ‘De Pagu a Patrícia – o último ato’ (Dobra Editorial/Prefeitura de Santos), obra que busca revelar a intelectual por trás do mito.

No dia 26 de abril (sexta-feira), às 19h, Márcia estará na Aliança Francesa (Rua Rio Grande do Norte, 98/Santos), espaço que Patrícia costumava frequentar. O debate, que contará também com a presença do escritor Flávio Viegas Amoreira, será “Patricia Galvão e a cultura francesa”, com foco na vanguarda modernista, que influenciou fortemente a formação intelectual de Patrícia Galvão e o pensamento ocidental. A cantora Alice Mesquita interpretará canções francesas que Patrícia adorava.

No dia 27 (sábado), às 17h, no Sesc (Rua Conselheiro ribas, 136/Santos), Márcia Costa conduzirá o debate “Salve Santos e Pagu – sobre cultura e arte: a atualidade do pensamento de Patrícia Galvão”, mediado pelo jornalista e historiador Marcus Batista. A atriz Marisa Matos apresentará uma performance sobre a relação de Patrícia Galvão com o teatro a partir do texto ‘Degraus da Escada’, publicado por ela em A Tribuna em 1959. Já no dia 3 de maio (sexta-feira), às 14h, a autora estará no campus da Unifesp (Rua Silva Jardim, 136/Santos) em uma palestra organizada pela Associação de ex-alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade. O tema será “A efervescência cultural dos anos 50 e a atuação de Patrícia Galvão nos espaços culturais da cidade”.

No dia 08 de maio (quarta-feira), às 20h, na Vila do Teatro (Praça dos Andradas/Santos), Márcia debaterá com o público o tema “Patrícia Galvão, a vanguarda e a experimentação teatral”. E, no dia 17 de maio, às 18h30, na livraria Porto das Letras (Av. Pinheiro Machado, 1024/Santos), o assunto será “O que ler, segundo Patrícia Galvão – por uma formação crítica”. Todos os eventos são abertos aos mais diversos públicos e têm entrada gratuita.

*Márcia Costa

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s