7ª Conferência Municipal de Santos define propostas da Cultura

01

As propostas prioritárias que vão decidir as diretrizes da cultura santista para o biênio 2013/2014 foram definidas neste sábado (13), de manhã, durante a 7ª Conferência Municipal de Cultura denominada “Identidade Cultural Articulação e Fomento” realizada no Teatro Guarany (Centro Histórico).

O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secult, reuniu representantes de vários segmentos como artes visuais, música e ópera, história e memória, livro e literatura, teatro e circo, carnaval, dança e movimento, audiovisual e multimeios, patrimônio histórico, produção cultural, folclore, artesanato e cultura popular.

O relatório final da plenária contemplou praticamente todas as propostas que há haviam sido discutidas nas pré-conferências, apenas com pequenas alterações em algumas delas. Na oportunidade, também houve aclamação dos membros da sociedade civil que vão compor o Concult (Conselho Municipal de Cultura).

Entre as propostas, constam garantir a retomada da Bienal de Artes de Santos com espaços paralelos para artistas locais, viabilizar a formação de uma Escola Municipal de Música, a criação de cursos gratuitos de produção cultural com projetos voltados para artistas e produtores e de encontros literários para a Infância e Juventude, propor oficinas de reciclagem trazendo cursos com grandes profissionais e espetáculos de referências, entre outras.

Para o Secretário de Cultura, Raul Christiano Sanchez, o evento mostra “a sintonia entre o Poder Público e a Sociedade para difundir a cultura e agregar volares, além de ser um avanço para a adesão de Santos junto ao sistema Nacional de Cultura visando buscar recursos”.

O presidente do Concult, Luiz Alcino Pereira de Carvalho, também destacou a iniciativa. “É uma maneira de fomentar as artes com foco principal na identidade cultural da região”. No dia 30 de abril, às 18h, também no Teatro Guarani, haverá a posse dos novos conselheiros do Concult e eleição da diretoria executiva do órgão, formados por integrantes da Sociedade Civil e do Poder Público.

*Prefeitura de Santos

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s