Secult apresenta projetos para 200 artistas e produtores de São Vicente

01

Cerca de 200 produtores culturais de São Vicente, representando os mais variados segmentos, participaram do encontro promovido pela Secretaria da Cultura, onde foi feito um balanço das realizações dos 100 primeiros dias da atual gestão, e apresentados projetos e programas já em andamento. A reunião, aberta à comunidade, foi comandada pelo titular da pasta, Amauri Alves.

Foram relatadas todas as iniciativas da Secult nos últimos meses, principalmente para solucionar problemas encontrados nos equipamentos de acesso público. O antigo Cine 3D, por exemplo, foi interditado por questões de segurança (problemas com a fiação elétrica, extintores vencidos há anos etc), tendo agora um projeto de revitalização em andamento; o Museu do Escravo, no Parque Voturuá, em estado de deterioração também passará por reforma e restauro; entre outros locais.

O abandono do Parque Cultural Vila de São Vicente também foi mostrado e, nesse particular, a novidade foi o anúncio feito pelo deputado estadual Luciano Batista – que prestigiou o encontro – da elaboração de emenda ao orçamento do Estado no valor de R$ 200 mil para obras de reforma do parque. Batista também afirmou que a Secult poderá contar para 2014 com, no mínimo, a mesma verba destinada para a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente deste ano, que foi de R$ 1 milhão.

Oficinas. Amauri Alves relacionou várias oficinas que serão ministradas a partir do segundo semestre, em novo local, já que a antiga sede das atividades teve que ser desocupado, não só por falta de condições estruturais, mas por questões financeiras pendentes nos últimos anos. A futura criação da Casa do Artesão, o projeto para a construção de uma Biblioteca Municipal, a realização de festivais de dança e teatro, entre outros eventos, também foi expostos pelo secretário.

Para o próximo dia 18 está previsto o lançamento do Programa Viva Cultura Viva, que reunirá formatos diferentes de incentivo à leitura, com muitas novidades. No dia 19 terá início o Programa Ouvir e Brincar, de sensibilização musical para crianças das 77 creches e classes municipais de educação infantil.

Fomento. Foi anunciado ainda, para o próximo ano, a instituição de incentivo a grupos culturais da Cidade, em forma de fomento (a partir do atendimento a editais específicos), como incentivo à profissionalização e divulgação do trabalho realizado pelos produtores culturais em São Vicente.

Para tanto, palestras gratuitas estão sendo ministradas como forma de orientação aos grupos, para que os mesmos possam se organizar juridicamente, uma vez que sem essa providência não poderão participar de eventos ou projetos da Secult. Informações sobre essas iniciativas podem ser obtidas pelos telefones 3468-1528 ou 3468-1536.

*Prefeitura de São Vicente

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s