Teatro do Kaos se apresenta em edifício inacabado em São Vicente

01

Apesar de inacabado, o futuro Teatro Municipal de São Vicente, localizado ao lado do Centro de Convenções, na Av. Capitão Luiz Pimenta, Parque Bitaru, será palco para duas apresentações do espetáculo “A Falecida”, de Nelson Rodrigues, no próximo sábado (6), às 20h, e no domingo (7), às 19h. A realização é da Secretaria da Cultura, valendo-se da montagem do Teatro do Kaos, de Cubatão, que nos últimos meses realizou perto de 50 apresentações em 15 cidades de quatro estados.

Segundo o secretário da Cultura, Amauri Alves, mais do que a oportunidade de apreciar gratuitamente um espetáculo elogiado pela crítica, a comunidade vicentina terá a chance de visitar o espaço do futuro – e tão aguardado – Teatro Municipal, cujas obras foram iniciadas em 2009. Por razões diversas, o projeto não foi concluído no prazo estimado, e foi repassado à atual Administração em meio a impasses que vão da questão estrutural à financeira.

No momento, as obras do teatro estão paralisadas e o que já foi feito está sendo revisto. Em relação ao projeto original faltam ainda todos os acabamentos internos como forro, pisos, recursos cênicos, sinalização e serviços de urbanização no entorno do prédio, entre muitos outros itens. Ainda assim, Amauri Alves acredita que as apresentações do texto de Nelson Rodrigues vão atrair um grande público, particularmente o pessoal ligado ao movimento cultural de São Vicente, há anos na expectativa da abertura daquele espaço. Para tanto, 150 cadeiras serão colocadas no próprio palco, sobre o contrapiso de concreto, para maior proximidade com o elenco da peça; aspectos de segurança serão levados em conta; o estacionamento poderá ser usado pelo público.

“A Falecida”. O texto (um dos clássicos do autor) narra o drama de Zulmira, moradora de favela que idealiza um enterro luxuoso como desaforo à vida miserável que leva na periferia. Certa de que seu fim está próximo, pede ao marido desempregado que procure o homem mais rico do bairro, para que o mesmo lhe proporcione um enterro digno. Miséria, sonhos, traições, religião, doenças, carnaval e futebol são temas que permeiam a narrativa, fazendo com que muitos se identifiquem com as situações mostradas. Com a peça, o Teatro do Kaos ganhou o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro, como Melhor Espetáculo do Litoral e Interior do Estado de São Paulo.

A direção geral é de Nelson Baskerville; atuam também na direção Marcos Felipe e Sandra Modesto. No elenco estão Allana Santos, Camila Sandes, Diego Saraiva, Douglas Lima, Fabiano di Melo, Hugo Henrique, Levi Tavares, Lourimar Vieira, Lucas Gabriel, Marcus Ramos, Miry Lima, Myller Oliveira, Paulo de Tarso, Sander Newton, Sandy Andrade e Tamirys O’Hanna. O espetáculo é recomendado para maiores de 16 anos e tem patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

*Prefeitura de São Vicente

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s