Eu, tu, Chico Marques e Gustavo Klein em um bate-papo dia 30

01

O que é a crítica? Quais os critérios usados
ao analisar uma obra artística?


A crítica e o jornalismo cultural será pauta do bate-papo neste dia 30/mar, às 16h30, na Realejo Livros (Rua Marechal Deodor, 2/Santos). Os debatedores da atividade serão os críticos de cinema Gustavo Klein (Jornal A Tribuna) e de música Chico Marques (Jornal da Orla), com a minha mediação. Em seguida, haverá o lançamento da revista literária 80ª MIrante. O evento é gratuito e faz parte do 2º CulturalMente Santista, realizado pelo jornalista André Azenha (www.cinezen.net e www.santoscultural.net).

A identidade cultural de uma região é essencial para o desenvolvimento da população local, sua relação no dia-a-dia e a evolução de cada um enquanto cidadão. O projeto CulturalMente Santista visa disseminar a discussão entre artistas, produtores culturais e jornalistas do ramo, de Santos e região, junto ao público, para gerar um panorama da situação dos diferentes meios artísticos, os problemas enfrentados, os fatores positivos e o que pode ser melhorado. Bem como gerar novas parcerias, ideias e projetos.

Em 2013, a programação dos bate-papos tem corealização do Sesc, e ocorrerá entre 26 de março e 6 de abril, com uma série de encontros gratuitos, com mais de 30 nomes de relevância na cultura santista. Já os mediadores são profissionais respeitados do meio jornalístico ou envolvidos com os temas em questão. Sempre de forma gratuita e visando a relação direta entre agentes culturais, artistas e público. Além dos encontros, este ano a programação terá uma exposição de quadros, pelo artista plástico Waldemar Lopes, espetáculos teatrais, shows musicais e, novamente, um lançamento da revista literária Mirante, a mais publicação independente do gênero mais antiga do país.

“Acreditamos que o poder do diálogo pode resultar em novos projetos, parcerias e colaborar na resolução de alguns pontos que ainda precisam ser lapidados no meio cultural. O evento ocorre justamente para ser um canal de contribuição nesse sentido. Sem contar que propicia, à população, informação e cultura sobre a realidade que a cerca”, explica André Azenha.

“A reflexão e compartilhamento de práticas artístico culturais integram o universo das ações que o Sesc desenvolve por meio da educação informal e permanente, com intuito de valorizar as pessoas ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir. A parceria com o CulturalMente Santista reforça esse universo, potencializando a expressão regional”, diz Luiz Fernando S. Silva, Coordenador de Programação do Sesc Santos.

*André Azenha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s