Vem aí o 2º CulturalMente Santista!

01A identidade cultural de uma região é essencial para o desenvolvimento da população local, sua relação no dia-a-dia e a evolução de cada um enquanto cidadão. O projeto CulturalMente Santista visa disseminar a discussão entre artistas, produtores culturais e jornalistas do ramo, de Santos e região, junto ao público, para gerar um panorama da situação dos diferentes meios artísticos, os problemas enfrentados, os fatores positivos e o que pode ser melhorado. Bem como gerar novas parcerias, ideias e projetos.

Em sua segunda edição, o CulturalMente Santista, evento idealizado pelo jornalista e crítico de cinema André Azenha, acontece no período de aniversário do site CineZen (quatro anos em 29/03), que se notabilizou pelos encontros culturais na Baixada Santista. Em 2013, a programação dos bate-papos tem co-realização do Sesc, e ocorrerá entre 26 de março e 6 de abril, com uma série de encontros gratuitos, com mais de 30 nomes de relevância na cultura santista. Já os mediadores são profissionais respeitados do meio jornalístico ou envolvidos com os temas em questão. Sempre de forma gratuita e visando a relação direta entre agentes culturais, artistas e público.

Além dos encontros, este ano a programação terá uma exposição de quadros, pelo artista plástico Waldemar Lopes, espetáculos teatrais, shows musicais e, novamente, um lançamento da revista literária Mirante, a mais publicação independente do gênero mais antiga do país.

Intitulado a partir do website homônimo, criado por André Azenha para registrar entrevistas biográficas de artistas de Santos e região, o CulturalMente Santista é um evento que também celebra a produção cultural local e tem o objetivo de divulgar a obra e o trabalho de pessoas que têm contribuído para a disseminação artística.

Para a abertura, o tema não poderia ser diferente: o cinema. O encontro reunirá dois nomes que colaboram na difusão do cinema nacional: o crítico Rubens Ewald Filho, atualmente curador do Festival de Gramado, e o empresário Toninho Campos, do Cine Roxy, cinema que chega aos 80 anos em 2013. Dois santistas e apaixonados pelo cinema e que a incentivam de formas diferentes e igualmente importantes.

O escritor, roteirista e diretor José Roberto Torero comentará a relação entre livros e filmes, no dia 4. Diferente do ano anterior, quando temas específicos sobre cada área foram abordados, nesta edição profissionais de diferentes setores se encontrarão. Temas a exemplo da “arte como inclusão social” e “adaptações da literatura para o cinema” estarão em pauta.

“Acreditamos que o poder do diálogo pode resultar em novos projetos, parcerias e colaborar na resolução de alguns pontos que ainda precisam ser lapidados no meio cultural. O evento ocorre justamente para ser um canal de contribuição nesse sentido. Sem contar que propicia, à população, informação e cultura sobre a realidade que a cerca”, explica André Azenha.

“A reflexão e compartilhamento de práticas artístico culturais integram o universo das ações que o Sesc desenvolve por meio da educação informal e permanente, com intuito de valorizar as pessoas ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir. A parceria com o CulturalMente Santista reforça esse universo, potencializando a expressão regional”, diz  Luiz Fernando S. Silva, Coordenador de Programação do Sesc Santos.

Para o crítico Rubens Ewald Filho, o evento “é uma bela iniciativa, que faz jus ao meio cultural da região, que sempre foi um celeiro”.

Ficha técnica II CulturalMente Santista

Idealização e direção geral: André Azenha
Realização dos bate-papos: CineZen e Sesc Santos
ArtesPiccoli Digital e Comercial Design
Auxiliares de foto e vídeo: Ricardo Gaspar, Carlos Oliveira e alunos do curso de Fotografia do Centro Europeu Santos
Apoiadores: Secretaria Municipal de Cultura de Santos, Associação Projeto TAMTAM, Centro Europeu Santos, Realejo Livros, Ao Café, Cineclube Lanterna Mágica, Livraria Porto das Letras, Bar O Almanaque Gastronomia, Cultura e Arte, Broadway Voices, Espetáculo Dama da Noite, Open House Idiomas, Reclame: Uma História de Amor, Cine Roxy
Site oficial: www.santoscultural.net
www.facebook.com/culturalmentesantista

*André Azenha

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s