The Talk ao Vivo: Marcelo Rayel entrevista Reinaldo Martins

02O The Talk, projeto idealizado e realizado pelo escritor Marcelo Rayel – uma publicação literária independente – costuma apresentar entrevistas com nomes notórios da cultura na Baixada Santista. Agora, as entrevistas passam a ser realizadas frente ao público. Nesta sexta-feira, 15 de março, o entrevistado será Reinaldo Martins, ex-Secretário de Cultura de Santos e que já foi vereador e Presidente da Comissão Permanente de Cultura. O papo terá início às 20h, na Ao Café (Av. Siqueira Campos, 462/Santos), com entrada franca. Aliás, você já leu a recente publicação do The Talk?

The Talk. É um folhetim literário criado para ser um canal de publicação de prosa de ficção local e também de outras localidades de nosso país. De periodicidade bimestral, o número 0 inicialmente a circular por meio de redes sociais e nesse mês de março chega ao número 1. A segunda parte da edição conta com um ‘entrevistão’, fulcro e motivo para o lançamento desse projeto de tornar ‘ao vivo’ a gravação da entrevista. O número 0 contou com a presença do DJ Wagner Parra e o número 1 com o cineasta e diretor Carlos Oliveira.

The Talk também conta com um encarte chamado ‘propriedade imaterial de santos’, obra de ficção sobre aspectos imateriais culturais da cidade, sempre com enfoque no humor, com traços de sátira e, às vezes, deboche. O projeto ‘The Talk ao Vivo’ foi idealizado pelos gerentes do ‘Ao Café’, Cláudia e Maurício Tenreiro, que vislumbraram a abertura e participação do público nas entrevistas que serão utilizadas em futuros números do folhetim literário. As entrevistas visam resgatar a arte do ‘bate-papo’, da ‘conversa’ (“talk”, em inglês), mostrando ao público os bastidores de uma parte da edição, o famigerado “entrevistão”. As ‘conversas’ não costumam ter uma pauta definida, tendo o editor como mediador e condutor do sabor da conversa.

01Reinaldo Martins. É professor de História formado pela USP em 1976, com pós-graduação em Ciências Sociais pela PUC-SP. Leciona desde 1973, tendo trabalhado em São Paulo, São Caetano e Osasco. Desde 1980, dá aulas no Universitas e desde 1983 no Curso Universitário, hoje COC-Universitário, tendo também lecionado no Anglo Vestibulares. Sua participação política começou na Universidade e prosseguiu no apoio a movimentos de resistência e oposição à Ditadura. Em 1987 participou da fundação do Diretório Municipal do PSB, tornando-se seu primeiro presidente. Nessa condição foi um dos articuladores da Unidade Democrática e Popular (UDP) que levou à vitória de Telma de Souza nas eleições de 1988 para a Prefeitura de Santos.

Ocupou durante todo o mandato de Telma o cargo de Secretário de Cultura, com atuação que marcou o setor cultural rendendo-lhe avaliação muito positiva. Exemplos da sua gestão na SECULT são o Cinearte- Posto 4, as Bibliotecas Silvério Fontes, na Zona Noroeste, a do Posto 6, a Hilda de Souza, no Centro, a de Bertioga (então distrito de Santos)e a Gibiteca no Posto 5. Criou ainda a Hemeroteca Roldão Mendes Rosa, o Teatro Rosinha Mastrângelo e o Centro da Memória de Santos, posteriormente transformado em Fundação Arquivo e Memória (FAMS).

O CONDEPASA e todo o início da política de preservação e revitalização do Patrimônio Histórico foram também fruto de sua gestão à frente da Secretaria de Cultura. Além de uma programação cultural e artística de alto nível ao longo de toda a gestão, Reinaldo Martins resgatou também a Bienal de Artes Visuais de Santos, após 18 anos de desativação, e publicou uma Revista de Cultura chamada Artéria, inserida entre as melhores publicações do gênero.

Na gestão de David Capistrano coube a Reinaldo Martins a tarefa de implantar e presidir a Fundação Arquivo e Memória de Santos. Filiado ao PT concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo, obtendo nas eleições de 2004 o total de 2199 votos, sendo o 4º mais votado do PT e o 19º no total de mais de 300 candidatos, passando assim a ocupar uma das 17 vagas de vereador da Câmara Municipal de Santos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s