Sesc Santos tem dança na Ocupação#32, exposição de Arte Naif e música instrumental Pau Brasil

01

A semana cultural do SESC Santos começa na quarta-feira, dia 27, com apresentação do duo formado por Joseval Paes e Hector Costita, às 19h, no Auditório, dentro do programa Instrumental SESC Santos. Professores de saxofone e guitarra do Conservatório de Tatuí, os músicos Hector Costita e Joseval Paes fazem música juntos há mais de 15 anos, tendo ultrapassado o número de 2.300 apresentações.

Compositor, saxofonista e clarinetista, Hector Costita iniciou seus estudos em Buenos Aires, sua cidade natal. Vindo para o Brasil, participou de várias formações instrumentais, integrando no período de 1962 a 1964 o conjunto Bossa Rio. Joseval Paes iniciou a carreira em 1983 tocando em Orquestras de bailes e shows, como Orquestra Maestro Osmar Milani, Gallery Band, Orquestra Maestro Zezinho e de Silvio Mazzuca. Em 1988 começou a tocar em Jazz Clubes em países da Europa.

Literatura. Na quinta-feira, dia 28, às 20h, no Auditório, a cantora, poeta e compositora Natália Barros apresenta espetáculo com um clima poético e teatral em que a autora mostra poemas de seu livro “Caligrafias”. A parceria com os músicos Ale Prade e Tuco Freire resultou em arranjos e composições de músicas que são uma mescla de MPB, improviso, pop e bossa nova onde os poemas são ora ditos, ora cantados.

02Andreia Dias. Também na quinta-feira (dia 28), às 21h30, na Comedoria, a cantora a compositora Andreia Dias apresenta “Pelos Trópicos”, seu terceiro álbum, que é uma viagem musical traçando a nova cena pop contemporânea do Brasil de Norte a Sul, gravado em 2011 de forma itinerante em 10 capitais Brasileiras, saindo do Rio de Janeiro seguindo para Belém e descendo até Salvador. Andreia Dias está na estrada musical há 12 anos e tem seis álbuns gravados: dois solos da trilogia em construção “Linfa Ácida”, dois com a Banda Glória e dois com a banda DonaZica, entre eles “Composição” (2003), considerado pela Folha de S. Paulo como o melhor disco da década. Ingressos entre R$ 2 e R$ 8.

Exposição Arte Naif. Com abertura nesta sexta-feira, dia 1º/3, na Convivência, a exposição “Eu vi uma história” reúne uma mostra de arte popular e naif que mostra as ruas estreitas das pequenas cidades de praia ou do interior, suas praças, mercadinhos, bares e casas acolhedoras convidam todos a contemplar os acontecimentos e ver o tempo passar. Quem já ouviu os causos, acontecidos e histórias narradas pelos moradores destes lugares, poderá visualizar este tipo de pensamento e organização de fatos nas obras desta exposição. “Eu vi uma História” apresenta um recorte do Acervo Sesc de Arte Brasileira com cerca de 60 obras entre pinturas, gravuras e objetos, que narram situações cotidianas, anedotas e notícias políticas.A exposição fica aberta ao público até 19/05, de terça a sexta-feira, das 10h às 21h, e das 10h às 18h30 aos sábados, domingos e feriados.

Dança. Dois espetáculos apoiados pelo projeto Ocupação#32 serão mostrados ao público no sábado, dia 2. Às 18h, na Convivência, a Cia Etra de Dança apresenta “Os Balões Vermelhos”, performance criada a partir de uma pesquisa das possíveis relações que se estabelecem entre os balões e a afetividade, o lúdico, as sensações e os movimentos. Em constante devir, busca-se a desnaturalização da escrita do movimento, dos corpos homogêneos e do olhar do público a partir de um espetáculo-instalação que traz a ideia da força da simplicidade e da desconstrução na figura dos corpos e ações dos intérpretes-criadores e dos próprios balões.

03Em seguida, às 19h, no Teatro, a In Company apresenta “Julietas”, espetáculo expõe o homem contemporâneo em sua atitude de crescente ostracismo. A Julieta de cada um, latente no indivíduo contraditório e ávido por experiências, reflete sobre a vida e a morte, problematizando questões existenciais. No cerne dos questionamentos, está a busca por uma identidade.

Cinema. Dentro da Mostra Itinerante do Festival de Cinema Nueva Mirada, parceria do Sesc com o festival argentino, o SESC Santos apresenta dois filmes no final de semana. No sábado é a vez de “Kérity, a Mansão dos Contos” (2009), produção francesa dirigida por Dominique Monféry, que será exibida no sábado, dia 2, às 15h, na Sala 2. O filme conta a história de Nathaniel, menino que ainda não consegue ler mas que já conhece todas as personagens dos contos de fadas. Elas saem dos livros e ganham vida porque precisam de ajuda para que as suas histórias sejam conhecidas pelas novas gerações.

No domingo, dia 3, no mesmo horário e local, é a vez da sessão do filme “Gnomos & Trolls – A Câmara Secreta” (2008), dirigido por Robert Rhodin. No filme, dois malignos trolls roubam toda a comida que seria distribuída aos animais por Junior, um gnomo adolescente, e o seu pai ancião. Na companhia do corvo Sneaky, o jovem gnomo embarca numa heroica viagem ao fundo das cavernas dos trolls para recuperar os alimentos. A programação da mostra é composta por longas e curtas metragens de vários países, com temáticas que priorizam a diversidade cultural e visam contribuir com o desenvolvimento sociocultural de crianças e adolescentes.

Caixote Pau Brasil. O mais significativo grupo de música instrumental brasileira da atualidade, o grupo Pau Brasil, apresenta-se no domingo, dia 3, às 19h, no Teatro, para o lançamento do “Caixote Pau Brasil” caixa com 8 CDs remasterizados que reúne a discografia da banda Depois de um extenso trabalho de pesquisa e recuperação de toda a história e do repertório completo do quinteto paulistano, está sendo lançada pela Pau Brasil Music a luxuosa coleção “Caixote Pau Brasil 1982/2012”. Contando atualmente com Nelson Ayres, Rodolfo Stroeter, Paulo Bellinati, Teco Cardoso e Ricardo Mosca, o Pau Brasil alcança a maturidade e se insere através desse lançamento como um dos mais ativos representantes da música brasileira.

*Érika Freire – Cais das Letras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s