Los FriDOS apresentam performance nesta quinta-feira na Unifesp

 

O grupo Los FriDOS apresenta a performance “Alas Rotas – Frida Kahlo” nesta quinta-feira, dia 21/fev, às 17h30, na Universidade Federal de São Paulo – Unifesp (Rua Silva Jardim, 136/Santos). A apresentação é uma atividade do Laboratório de Sensibilidades, programa do campus da Baixada Santista aberto a estudantes, professores, funcionários e convidados de fora da faculdade para formar um espaço de “inteligência coletiva”, dividindo conhecimento, sensações, experiências pessoais e o próprio trabalho da sensibilidade de cada um por meio das artes plásticas, artesanato, literatura e música.

A obra que deu origem à primeira “tradução” da dupla é “Autorretrato com Cabelo Cortado”, de 1940, em que Frida Kahlo pinta a si mesma sentada em uma cadeira vestida de terno, enquanto mechas de seu cabelo a rodeiam. Na parte de cima, notas musicais formam uma canção.

Invenção. Apesar do grande número de autorretratos pintados por Frida Kahlo ao longo de sua carreira, os integrantes de Los FriDOS, Jeanice Ferreira e Alessandro Atanes, buscam trazer à vida a personagem que está pintada, ao invés da mulher real, como em uma biografia. Enquanto Jeanice Ferreira movimenta-se a partir das sugestões da Frida “imóvel”, o músico, caracterizado como Sua Majestade Negra, a morte, inicia temas criados a partir do blues. Nessa dança entre Frida e a morte (tema recorrente nos quadros de Frida) se desenvolve a apresentação.

*Alessandro Atanes – Los Fridos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s