Cubatão sediará Querô na Escola em 2013

???????????????????????????????

Há 3 anos na Rede Pública de Ensino de Santos, a quarta edição do projeto Querô na Escola será ampliada.  A partir de abril, as oficinas acontecem também na cidade de Cubatão. Na última segunda-feira (28), a equipe do Instituto Querô convidou diretores, coordenadores, orientadores e os assistentes pedagógicos das dez escolas municipais onde serão aplicadas as atividades para uma reunião. O encontro aconteceu no Cine Roxy do Parque Anilinas e contou com a presença de mais de 30 profissionais da educação do município.

O debate possibilitou uma aproximação entre oficineiros e educadores, que puderam discutir diretamente com as escolas. “Ano passado, também realizamos algumas mudanças em nossos métodos, de acordo com o que sentimos na aplicação das oficinas. Essas atualizações fazem com que estejamos sempre conectados com as instituições com as quais trabalhamos”, explicou a coordenadora do Instituto Querô, Tammy Weiss.

As atividades são ministradas por jovens que já participaram das Oficinas Querô, projeto de capacitação audiovisual e empreendedorismo realizado pelo Instituto Querô há 7 anos na Baixada Santista. O Querô na Escola é uma oportunidade para que tais jovens possam replicar seus conhecimentos e entrar para o mercado de trabalho. Eles visitam as escolas e ensinam um pouco do que aprenderam ministrando mini-oficinas de audiovisual, mostrando como escrever um roteiro, discutindo formatos, gêneros, movimentos de câmera, entre outras práticas. O objetivo é produzir filmes que tenham temas educativos e levantem questões sociais a serem discutidas em sala de aula. Com eles, os alunos podem participar de festivais e concorrer a premiações.

“O nosso objetivo é melhorar a relação do aluno com a escola, estimulando mais contato entre os educadores e os estudantes, além de criar novas formas de aprendizado, ampliando o leque de atividades”, comentou a coordenadora do projeto, Juliana Crelier. A Prefeitura de Cubatão apoia a iniciativa e, por meio da secretaria de educação da cidade, trabalhará em parceria com o Instituto para que as oficinas aconteçam no período de abril a setembro deste ano. O projeto abragerá 600 alunos dos oitavos anos e será patrocinado pela Anglo American.

O Instituto Querô é uma organização da sociedade civil de interesse público que utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, promover a inclusão cultural, transmitir valores, desenvolver o empreendedorismo e dar voz a jovens que vivem em condições de alto risco social. Para saber mais, acesse o site www.institutoquero.org.

*Rachel Munhoz – Instituto Querô

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s