A peregrinação de estrangeiros atrás de cura mediunica no Brasil é tema de palestra

01Nesta quinta-feira, dia 31, no Sesc-Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136), a antropóloga Cristina Rocha fala sobre o fenômeno da peregrinação de estrangeiros ao Brasil em busca de curas mediunicas na cidade Abadiânia, em Goiás. A palestra, com o tema “Globalização, religião e migração: o caso da Abadiânia”, ocorre dentro do projeto Território da Palavra, a partir das 20h, na Sala 1. A entrada é gratuita.

Dentro da proposta do Território da Palavra como espaço para a discussão sobre arte, cultura e comportamento, Cristina Rocha, antropóloga e professora na University of Western Sydney, Austrália, apresenta uma discussão sobre o porquê das pessoas estarem se voltando para a medicina alternativa à procura de cura, no caso especifico a cura mediunica de João de Deus, na cidade de Abadiânia, em Goiás.

Ela fala também sobre o impacto da peregrinação de estrangeiros à Abadiânia e como a cidadezinha está se transformando em virtude das manifestações de João de Deus. Em artigo publicado na Revista de Antropologia da Universidade de São Paulo (vol. 52, nº 2), a pesquisadora relata como, na última década, João de Deus se tornou John of God e como seu nome e fama se tornaram conhecidos internacionalmente. “João vem fazendo eventos de cura em muitos países, sua história foi contada na TV norte-americana (60 Minutes, Discovery Channel, ABC), na TV britânica (BBC Wales) e na australiana (60 Minutes Australia, Channel 9, SBS) entre outras.

Muitos destes programas foram colocados por fiéis no site YouTube da Internet, onde também se encontram diversos filmes amadores sobre o médium e suas cirurgias feitos por pessoas que visitaram o centro”. O artigo também mostra que há sites que organizam excursões à Abadiânia, além de indicações de livros e DVDs sobre o curador.

*Érika Freire – Cais das Letras

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s