Performance e debate sobre o universo de Patrícia Galvão

01

A performance “Estudos Para o Azul”, do Núcleo de Pesquisa do Movimento – Imaginário Coletivo de Arte, volta ser apresentado no dia 25/jan, no SESC Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136), em duas sessões, às 19h e às 20h, na Entrada Social e na Internet Livre. Com criação e direção de Célia Faustino e dramaturgia e direção musical de Márcio Barreto, a obra é inspirada no livro “De Pagu a Patrícia Galvão – o último ato”, da jornalista e pesquisadora Márcia Costa. Após a apresentação, os artistas e a pesquisadora conversarão com o público sobre a performance e o livro.

“Estudos para o azul” é parte do processo de pesquisa que mergulha no universo de Patrícia Galvão trazendo à tona referências como o teatro de Arrabal (“Fando e Lys”), Samuel Beckett (“Esperando Godot”) e a Música Nova de Gilberto Mendes, entrelaçadas pela música-cinema do grupo Percutindo Mundos. Através da multilinguagem (dança/ música/ teatro/ literatura) a pesquisa traça um paralelo entre esse conceito dos textos críticos de Patrícia Galvão sobre teatro escritos em Santos, para onde se mudou em 1954, e as atuais perspectivas da arte no uso dos espaços urbanos.

O grupo pretende fazer emergir questionamentos sobre a vanguarda e a procura de novos caminhos de expressão na relação com o público, pois o processo desdobra-se de formas diferentes em cada intervenção. Intérpretes-criadores: Célia Faustino, Márcio Barreto, Alessandro Atanes, Maria Tornatore, Marília Fernandes.

A apresentação integra o projeto do SESC Santos intitulado Quarto de Hora, conjunto de ações que pretende estimular a construção de trabalhos em dança contemporânea, realizados por companhias da Baixada Santista dentro de um tempo de 15 minutos. Após as apresentações serão promovidas palestras, cursos, debates, e uma série de outras proposições que atravessem a criação dos espetáculos.

*Márcia Costa – Cais das Letras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s