Show ‘Acorda Amor’ celebra gestão da Concidadania

01

Sob o pseudônimo de Julinho da Adelaide, Chico Buarque alertava em ‘Acorda Amor’ (1974) para que a gente “não esqueça a escova, o sabonete e o violão”. E hoje (14/dez), o violão será lembrado em um show de MPB com nome homônimo à canção, celebrando o novo conselho gestor da Concidadania, ONG responsável pelo Fórum da Cidadania de Santos (Av. Ana Costa, 340).

O sociólogo Célio Nori assumirá a coordenação da entidade no próximo biênio. “Nestes dez anos, o Fórum se tornou uma referência na Cidade em relação à participação cidadã no processo de transparência e controle social”.

Nori destaca quatro áreas de atuação da Concidadania: política (comitês de transparência e controle social e de combate à corrupção eleitoral), meio ambiente (comitê para gestão sustentável de resíduos sólidos), cultura e a cidadania.

Neste último tema, destaque para oficinas de capacitação sobre a formação política tanto para educadores, quanto para lideranças comunitárias. Ele relembra a importância do apelo social para a criação da Constituição Brasileira, que, em 2013, completa 25 anos.

“Em outros países da América Latina, a população tem mais consciência política que os brasileiros”, comenta Maria Shirley dos Santos, coordenadora-adjunta da ONG. “Agora que os estudantes estão despertando para a luta pela qualidade do ensino público no País”.

Educadora, Maria Shirley espera que o Fórum também seja um espaço para que os alunos de Santos possam se organizar para discutir cidadania e política, como o Fórum dos Jovens Pensadores e o Conselho Municipal de Juventude.

O Fórum da Cidadania recebe mil pessoas anualmente e a ONG conta com 40 associados. “Lá, você discute com pessoas de partidos e ideologias diferentes, enriquece o diálogo. Aprendi a ser mais tolerante e até mais responsável quando represento o Fórum”, afirma a jornalista Maria Aparecida dos Santos.

“Apaixonei-me por esse espaço de discussão que é o Fórum da Cidadania. Foi a partir dele que me motivei a trabalhar no Centro de Direitos Humanos da Baixada Santista, confessa a professora Milva Silva Ribeiro.

Show. O show ‘Acorda Amor’, gratuito, terá a apresentação da vocalista Nair Lazz e o músico Luiz Cláudio e a banda Nau. Será nesta sexta-feira (14/dez), às 20h30, no Sesc-Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136). Durante o evento, serão feitas as sessões de autógrafos dos livros ‘Como educar bons valores’, de Maria Helena Marques, ‘De Pagu a Patrícia – O último ato’, de Márcia Costa, e ‘Eu Vi’, de Helle Alves.

*Jornal A Tribuna

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s