Ademir Assunção lança livro de entrevista ‘Faróis no Caos’ e realiza show no Sesc

capa farois final LOGO ALTERADO.inddNa sexta-feira, dia 14, às 20h, na Comedoria, o jornalista e poeta Ademir Assunção apresenta composições novas, poemas carregados de inconformismo, com uma linguagem ora contundente, ora lírica, ora irônica. A fusão de poesia e música, na qual a palavra se reveste de entonações, ritmos, divisões e prosódias inusitadas, dentro de estruturas de blues, baladas, jazz e rock’n’roll. Na ocasião, ele lança o livro “Faróis no Caos”, das Edições SESC, uma seleção de diálogos com artistas e personalidades da cultura, publicados em grandes jornais e revistas do país. Uma viagem à multiplicidade cultural brasileira. A apresentação é grátis.

Jornalista e poeta, Ademir Assunção traz em seu livro uma coletânea de entrevistas com importantes personalidades da cultura brasileira realizadas por ele em sua longa prática jornalística. Trata-se de um importante inventário de ideias densas, profundas e radicais de artistas e pensadores que vêm exercendo grande influência na cultura brasileira dos últimos 30 anos, como Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Paulo Leminski, Roberto Piva, Augusto de Campos, Caetano Veloso, Hermeto Pascoal, Mário Bortolotto, Haroldo de Campos, Sebastião Nunes, Grande Otelo, Luis Fernando Veríssimo, entre muitos outros. Uma seleção lapidada com material publicado em jornais e revistas da grande imprensa e também da imprensa alternativa do país, como O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde e revista Coyote.

“Faróis no caos” é uma obra repleta de reflexões que, de maneira singular, refletem um cenário expressivo sobre a produção artística e cultural brasileira. Ao longo das suas páginas é possível identificar a sinestesia especial que ocorre na relação entrevistador e entrevistado, principalmente na medida em que as indagações exigentes demarcam fascinantes trocas de conhecimento. Ademir Assunção destaca uma das frases que ouviu de Roberto Piva: “A repressão não é um atributo de um partido, nem de esquerda nem de direita, mas uma forma de fazer você esquecer da autêntica liberdade cósmica.” O livro traz também entrevistas com Alice Ruiz, Antonio Risério, Claudio Daniel, Geraldo Carneiro, Chacal, Jorge Mautner, Kaká Werá Jecupé, Marcatti, Márcia Denser, Nelson de Oliveira, Lenine, Arnaldo Antunes, Jorge Mautner, Luiz Melodia, Monge Daiju e dois poetas estrangeiros, o mexicano Heriberto Yépez e o argentino Néstor Perlongher, em diálogos críticos e criativos, que vasculham as experiências, as idéias e a visão de mundo de cada um dos entrevistados. Além disso, a maior parte das entrevistas foi ampliada em relação às publicações originais, contando com longos trechos inéditos.

Em “Faróis no caos”, o autor dá destaque a criadores que realmente têm “muito a dizer”, deixando em segundo plano a notabilidade midiática de cada um deles. Desde o primeiro diálogo, uma reveladora conversa com o poeta e ensaísta Haroldo de Campos, até a chocante entrevista com o escritor Glauco Mattoso, nota-se que a diversidade de opiniões e comportamentos só enriquece a obra. Da poesia concreta de Augusto de Campos à anarquia e o surrealismo de Roberto Piva, a leitura nos transporta a mundos distintos, complexos e fascinantes. “O cerne da arte da entrevista está no encontro de duas pessoas, uma disposta a conhecer, outra predisposta a contar, cada qual trazendo consigo repertórios e visões de mundo. compatíveis ou não, passíveis de serem divididas entre si e com as demais”, avalia o diretor regional do SESC São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

*Érika Freire – Cais das Letras/Luane Fratelli – Sesc Santos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s