Jovens do Projeto Vara para Pescar montam ‘Cordel de Santa Terezinha’

Dez jovens dos Bolsões 7, 8 e 9 tiveram uma oportunidade incrível de aprender técnicas teatrais e apresentar uma peça de dramaturgia com textos, cenografia e figurino elaborados por eles próprios. Todo esse prendizado foi possível graças ao Projeto “Vara para pescar”, realizado desde agosto deste ano.

Kely dos Santos Soares, 18 anos, moradora do Bolsão 8, realizou um sonho ao participar: “Sempre quis atuar, fazer teatro. O ‘Vara para Pescar’ me deu essa oportunidade e eu não precisei pagar nada por isso. Aqui aprendemos, além das técnicas teatrais, a importância de se trabalhar em grupo, ajudar o outro. Finalizo o projeto conseguindo me expressar melhor”, afirma a jovem que pretende seguir carreira no Teatro.

A estudante interpreta a personagem “Santa Terezinha”, narradora da história. A peça é inspirada no livro “Cordel de Santa Terezinha”, da escritora cubatense Viviane Veiga Távora e reconta a vida e obra da santa. “É muito especial ver uma história que eu coloquei no papel ganhar vida por meio da atuação desses jovens atores. E mais interessante, ainda, é verificar que eles entenderam a mensagem do livro que trata sobre o amor ao próximo”, afirmou a autora, que fez questão de acompanhar alguns ensaios do Grupo.

O roteiro foi todo adaptado pelos próprios estudantes que durante esses três meses, passaram todas as tardes de domingo na UME Martim Afonso, no Bolsão 8, recebendo orientações de atuação teatral, expressão corporal e vocal, construção de figurino, com profissionais da cidade como Juliana Finamore, Deblas Alves, Daniela Martins, Cris Novaes, Juliana Luiz, Zeca Rodrigues e Fabiano di Melo. Todas as ações dos adolescentes estão registradas no blog. A peça será apresentada para a comunidade, no pátio da Escola, dia 26/11, às 21h (Av. Deputado Emílio Justo, 50). Haverá, ainda, uma apresentação na Capital que ainda está sendo agendada.

Muito mais do que um prêmio. Para os jovens atores, finalizar o projeto apresentando uma peça teatral no bairro em que moram já é um grande presente. Mas esses estudantes poderão aproveitar muito mais. O Projeto prevê um fim de semana cultural: em 24/11 o grupo vai até à Capital onde visita o Museu da Língua Portuguesa, recebe vale de R$ 50,00 para adquirir o que desejar na Livraria Cultura, visita a Sala São Paulo e a Secretaria de Cultura do Estado. A noite termina com o musical “Família Adams”, no Teatro Renault. No domingo (25) os jovens conhecem o Museu do Café, em Santos, e conferem a peça “Como se tornar uma super mãe em 10 lições”, no Teatro Coliseu.

“O nosso objetivo é oferecer aos jovens um primeiro contato com o Teatro e promover uma ação sociocultural na área dos Bolsões. Escolhemos esses bairros pois têm recebido muitas famílias; identificamos uma oportunidade incrível para formação artística e de público”, afirma Ana Cristina Araújo, coordenadora do “Vara para Pescar”. O Projeto foi contemplado pelo Prêmio “Ensaiando um país melhor” com R$ 20 mil, um edital de ações culturais focado em formação de plateias para teatro, desenvolvido desde 2005 em cidades paulistas. O projeto tem patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de São Paulo de Incentivo à Cultura, Proac.

“O interessante é que o Prêmio acredita no potencial de agentes culturais e no impacto que essas ideias podem ter na comunidade onde atuam. O ‘Ensaiando’ acontece pela segunda vez em Cubatão e tivemos a oportunidade de contar com esta parceria”, diz Ana Cristina, feliz da vida com o resultado dos meses de trabalho e convivência com os adolescentes.

*Morgana Monteiro – Prefeitura de Cubatão

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s