Prefeitura cancela festival ‘Cubatão Danado de Bom’ de 2012

A Prefeitura de Cubatão anunciou oficialmente que não vai realizar o Festival da Cultura Nordestina “Cubatão Danado de Bom” neste ano. Apesar de várias empresas da região estarem interessadas em patrocinar o evento, o Governo Municipal entende que a situação financeira delicada que Cubatão enfrenta atualmente – por conta da queda na arrecadação – não permite a realização de festividades desse porte. [Em setembro, o Poder Público também não destinou verbas à Encenação Caminhos da Independência. Saiba mais.]

A prefeita Marcia Rosa agradeceu o empenho das empresas dispostas a patrocinar a festa, como a Petrobras, Ecovias, Usimas, Vale, além da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, o que revela a dimensão que o “Danado de Bom” conquistou em apenas dois anos de realização (2010 e 2011), levando um público de mais de 100 mil ao Kartódromo Municipal. Por conta dessa importante parceria, a Administração confirma a realização do evento em 2013.

O secretário de Cultura, Welington Borges, afirma que o Governo ficou feliz com parcerias que poderiam ser firmadas. “Na verdade, com esse apoio financeiro acenado por empresas de grande porte, nós adiantamos uma ação que prevíamos para daqui há alguns anos, que é o interesse cada vez maior da iniciativa privada em patrocinar o Danado de Bom, agregando valor à marca por conta da importância do evento”, afirmou.

O secretário lembra, ainda, a grande repercussão de mídia que o evento registrou nos últimos anos, sendo destaque em rede nacional em várias emissoras de TV, rádio, portais de internet e jornais de grande circulação, levando o nome da cidade a vários lugares do Brasil. Destacou, ainda, a importância de manter vivas na cidade as manifestações genuinamente nordestinas, que é o grande objetivo do Festival.

Criado para valorizar as raízes nordestinas da população cubatense – uma vez que, segundo a Prefeitura, cerca de 60% dos moradores da cidade são nordestinos ou descendentes -, o Festival “Danado de Bom” já faz parte do Calendário Turístico de Eventos do Estado de São Paulo e caiu no gosto da comunidade. Reunindo música, dança, folclore, artes e a culinária nordestinas, já trouxe a Cubatão nomes como Daniela Mercury, Elba Ramalho, Alceu Valença, Calypso, Zé Ramalho e outros. Isso, sem contar as homenagens: em 2011, o humorista cearense Chico Anysio foi celebrado, ainda em vida, com uma exposição da sua obra artística.

Festival Gastronômico. O clima de valorização da Cultura Nordestina presente em todo o município de Cubatão continua. Prova disso será a realização do 2º Festival Gastronômico Danado de Bom. A corrida para encontrar a receita “arretada”, que representa o Festival e será a cara da cidade, já começou. Restaurantes e bares podem inscrever seus pratos inspirados na gastronomia nordestina até dia 23/11, na Secretaria de Emprego (Rua Padre Nivaldo Vicente Santos, 51), das 9h às 16h.

Carne de sol, azeite de dendê, macaxeira e outros alimentos que trazem à memória a saborosa culinária típica do Nordeste podem fazer parte das deliciosas receitas que competirão no Festival Gastronômico. Os participantes devem preencher a ficha de inscrição com os dados do estabelecimento comercial, nome do prato e do chef responsável pela criação da receita e os dias em que será servida.

Quem vai decidir qual será a “Receita Danada de Boa” é a comissão julgadora composta por representantes das indústrias, jornalistas e especialistas em culinária. E, pelo jeito, a escolha não será nada fácil, a exemplo do ano passado. Os jurados terão de 26/11 a 14/12 para avaliar as receitas que começam a fazer parte do cardápio dos restaurantes, bares e lanchonetes participantes, podendo ser apreciados, também, por moradores e turistas. O resultado sai a partir de 18/12. O 1º, 2º e 3º lugares serão premiados com troféu e certificado.

*Prefeitura de Cubatão

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s