José Geraldo Neres leva poesia na Millor Cyber Café

A Editora Patuá promove noite de autógrafos do livro ‘Olhos de Barro’, de José Geraldo Neres, hoje (20/nov), às 20h, na Millor Cyber Café (Av. Marechal Deodoro, 7/Santos). Na sessão, o autor conversará com o público a respeito da hibridez do gênero literário e sobre as influências e provocações em sua obra. O evento contará com a presença dos poetas Marcelo Ariel e Paulo Ortiz, a apresentação musical de Sidarta e Percutindo Mundos, além da mediação de Márcio Barreto.

Crítica de Joana Ruas. Com ‘Olhos de Barro’, de José Geraldo Neres, estamos perante os muros porosos da multiculturalidade, a viagem da palavra-voz que é corpo, para a palavra muda que é escritura. Mais uma obra em que a elegância do estilo, a par do rigor, se vivencia a longa travessia das línguas pelo vasto labirinto etnográfico brasileiro. Desde Graciliano Ramos passando por Guimarães Rosa, a Literatura brasileira tem vindo a abordar com singular pujança o problema da Língua.

Em ‘Olhos de Barro’, o poeta José Geraldo Neres, tomando como referencial o sacrifício que uma humanidade, dilacerada contra si própria, impõe a um processo de inclusão social, desconhecendo já a harmonia pré-estabelecida na Criação, pois no Gênesis o mundo inteiro antes de Babel tinha o mesmo idioma e as mesmas palavras, segue as marcas de uma captura para a cidadania que se processa através das poderosas e fortes redes das palavras. ‘Olhos de Barro’ é uma obra pivô, uma porta que abre para o passado, para o longo caminho de todo um povo e de seus trabalhadores da Língua, os seus poetas e escritores e para o futuro pois, como reza o poema: “O que vibra ao fundo do braço não é a mão mas a folhagem humana”.

*Márcio Barreto/José Geraldo Neres

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s