A canção brasileira é tema de oficina com Jean Garfunkel

O poeta, ator, cantor, compositor e publicitário Jean Garfunkel promove no sábado (24/nov), das 14 às 18h, na Sala 2 do Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136/Santos), a oficina “A Razão da Canção”, em que apresenta seu processo de composição de músicas e letras que vem desenvolvendo ao longo de sua carreira.

Ainda que não exista um método de composição popular, o artista mostrará aos participantes suas próprias técnicas através de experiência, da crítica e da observação a partir da musicalidade intrínseca e da oralidade da cultura brasileira, mistura das heranças do português, do negro e do índio. As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento.

Histórico. Jean Garfunkel compôs músicas gravadas por vozes importantes da MPB como Elis Regina, Maria Rita, Margareth Menezes, Zizi Possi, Renato Braz e Pena Branca e Xavantinho. Tem quatro discos lançados em dupla com seu irmão Paulo Garfunkel. Durante mais de dez anos trabalhou como assistente de direção da atriz e diretora Myriam Muniz, e compôs várias trilhas para teatro, entre as quais “Maroquinhas Frufru”, de Maria Clara Machado, considerado um clássico da dramaturgia infantil.

É sócio e diretor da In Sonoris produções artísticas, produtora de áudio premiada por peças institucionais para o Ministério da Saúde. Integrante do grupo de estudos sobre a obra de Guimarães Rosa do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, que detém o acervo do autor. Realiza oficinas e palestras sobre música e literatura em bibliotecas, livrarias e espaços culturais. Como letrista teve como parceiros Léa Freire, Sizão Machado, Mozart Terra, maestro Moacyr Santos, maestro Júlio Medáglia e o violonista Yamandú Costa.

*Érica Freire – Cais das Letras

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s