Ciclo de cinema de psicanálise exibe ‘Cidadão Kane’

No dia 24 de novembro, às 14h30 no Auditório da Unisantos (Rua Carvalho de Mendonça, 144), o Ciclo de Cinema – O Olhar da Psicanálise e Outros Olhares exibirá gratuitamente o filme “Cidadão Kane” (Dir. Orson Welles, EUA, 1941), comentado por Luiz Fernando Zanin Oricchio (Jornalista e Crítico de cinema do jornal O Estado de S. Paulo) e Maria Cristina Caetano de Paiva Priante (NPSR).

Após a morte do famoso empresário da imprensa, Charles Foster Kane (Orson Welles), um repórter procura reconstituir a trajetória de sua vida, buscando decifrar o significado de sua última palavra no leito de morte: “rosebud”. Entrevistando pessoas do passado de Kane, surge um emaranhado de informações possibilitando ao jornalista formar uma imagem do homem poderoso, manipulador, ambicioso e solitário, mas não permitindo alcançar todo o significado da palavra “rosebud”, privilégio somente dos espectadores.

Orson Welles dirigiu aos 25 anos este clássico que é considerado um dos mais importantes filmes já realizados e estimulou cineastas famosos. O diretor francês François Truffaut definiu Cidadão Kane como “um hino à juventude e uma meditação sobre a velhice, um ensaio sobre a vaidade e um poema sobre a decrepitude”. O elenco conta com a participação de Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore, Agnes Moorehead, Ruth Warrick, Ray Collins.

*Núcleo de Psicanálise de Santos e Região

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s