Associação resgatará tradicional exposição de orquídeas

Resgatar o prestígio de anos atrás, popularizar suas atividades e envolver novamente os associados: é com esses objetivos que a Associação dos Orquidófilos de Santos realiza, de 15 a 18 de novembro, no Orquidário Municipal (Praça Washington, s/nº/Santos), a 77ª Exposição de Orquídeas. O evento, integrante do calendário que já foi considerado um dos mais tradicionais do Brasil e não acontece há alguns anos, terá venda de plantas e palestras. Haverá julgamento das orquídeas por juízes especializados e uma Votação Popular.

“A Associação dos Orquidófilos de Santos foi fundada em 27 de junho de 1943, portanto, antes do Orquidário Municipal. Foram seus associados que, depois do falecimento de Júlio Conceição (há uma planta com seu nome), movimentaram-se politicamente para tirar do papel o projeto do Orquidário”, ressalta o associado Germano Pauli Mendes. “As exposições eram feitas no Centro de Santos, nas instalações do Teatro Coliseu. A partir da inauguração do Orquidário, todas as exposições da Associação lá se realizaram”, diz.

Nos últimos quatro anos, por conta da reforma, as exposições deixaram de acontecer no espaço e, consequentemente, perderam um pouco do brilho. Muitos sócios também deixaram a associação, já que o espaço onde funcionava a sede, dentro do Orquidário, foi desativado. “Com a reabertura do parque, o Prefeito cedeu uma sala para as reuniões”, explica Germano. “Pretendemos recuperar o número de associados, dar apoio ao colecionador de poucas plantas e reunir antigos associados e agregar novos colecionadores”.

Atualmente, a associação conta com cerca de 25 sócios. “Aquele caráter elitista dos barões do café que imitavam os ingleses colecionando orquídeas já não existe há muito tempo. Mas ainda há crença de que, para ganhar prêmios com orquídeas, é preciso ter uma enorme coleção. Ultimamente temos visto plantas premiadas oriundas de pequenas coleções”, detalha o orquidófilo.

Preparativos. Para preparar o evento e disseminar os objetivos, a Associação fará reuniões entre os associados: a primeira ocorreu em 3 de outubro; as próximas serão em 20/10 e 03/11.  A entidade quer dar respaldo para o pequeno colecionador, dicas de cuidados com as plantas e ter produtos não encontráveis em Santos, para os cuidados com as orquídeas.

São esperadas inscrições de vários municípios. Para participar, basta entrar em contato com o Presidente da AOS, Armando Jorge Izidoro, pelos telefones (13) 3026-4665, (13) 9171-1347, (13) 9629-7882, acessar o e-mail orquidearte@gmail.com ou comparecer ao Orquidário, na Praça Washington, nos dias 20 de outubro ou 3 de novembro das 16h às 17h30.

As reuniões da Associação têm paralelamente um concurso anual entre os sócios: é muito comum colecionadores com poucas plantas apresentarem espécies que serão premiadas. No fim do ano, acontecerá a Assembleia para eleição de nova Diretoria.

Programação:

Dia 15/nov |  9h às 14h: recebimento das plantas para exposição | 15h: julgamento das plantas
Dia 16 | 9h às 18h: exposição pública
Dia 17 | Exposição pública
Dia 18 | 17h30: encerramento da exposição
Onde: Orquidário Municipal de Santos – Praça Washington

*André Azenha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s