Entrevista sobre políticas culturais com Paulo Alexandre (PSDB)

Nascido em Santos em 9 de janeiro de 1979, Paulo Alexandre Pereira Barbosa é casado e tem carreira como advogado. Em sua trajetória política, foi eleito e reeleito deputado estadual, tornou-se secretário-adjunto estadual de Educação, e responsável pasl pastas estaduais de Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O candidato concorre à Prefeitura pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB/45).

Dentro do seu plano de governo disponível no site do Tribunal Eleitoral (Baixe aqui), dedica-se a apontar algumas propostas referentes à Cultura. Entre elas, a de manutenção dos espaços públicos, a transversalidade da Secretaria da Cultura com as pastas de Educação, Esportes e Turismo, além de uma atenção maior a capacitação de agentes culturais. Durante a entrevista, ele se compromete a reabrir o Teatro Rosinha Mastrângelo, trazer cursos universitários da ECA-USP, alterar a lei do Fundo de Assistência à Cultura, entre outras propostas.

1) Sobre o plano, você considera fundamental a cultura. Como você avalia a gestão da atual Secretaria de Cultura? O que pode melhorar?  Vamos dar destaque a três pilares: valorização do artista, reforma e reestruturação dos equipamentos culturais e ação cultural em todas as regiões da cidade com apresentações artísticas e oficinas culturais. Um maior investimento no Fundo de Assistência à Cultura (Facult) vai proporcionar aos artistas recursos para implementação de seus espetáculos, shows musicais, exposições ou vídeos. Já os equipamentos culturais reformados possibilitarão a abertura dos espaços para ensaios dos grupos de teatro, e a reabertura do Teatro de Arena Rosinha Mastrângelo vai garantir um espaço fixo para as apresentações de bandas de rock e música autoral.

2) Que propostas para projetos culturais poderão estimular a criatividade da população?  O Porto da Cultura é um exemplo. Ele vai levar apresentações artísticas e oficinas culturais para todas as regiões da cidade. O resultado deste trabalho vai ampliar o acesso aos bens culturais, com shows de música, apresentações de teatro e exposições, além de transformar de espectador em protagonista dos espetáculos e exposições, que serão realizadas no encerramento de cada curso.

Para os artistas locais, teremos a ‘Incubadora de Artes – Empreendedorismo Cultural’, que vai auxiliar com cursos de formatação de projetos para editais públicos e privados, teremos cursos básicos de contabilidade para prestação de contas, noções básicas de comunicação, entre outras atividades que são fundamentais para o desenvolvimento de um produto cultural de sucesso. Este projeto integra a economia criativa.

3) Que propostas para projetos culturais poderão estimular o turismo?  O circuito de festivais de esfera nacional e internacional alinhada ao calendário turístico vai projetar Santos para outros estados e países. São eventos que vão trazer artistas consagrados, premiando os melhores trabalhos, além de proporcionar a troca de informações e, principalmente, mostrar o potencial turístico santista para o público que participa deste tipo de premiação.

4) Você abora muito a necessidade de formação dos artistas. Quais são seus compromissos nessa questão?  As Escolas Livres receberão um maior investimento, com mais cursos e processo continuado. Vamos transformar a Escola Livre de Artes Cênicas de Santos em Escola de Arte Dramática de Santos, com grade curricular profissionalizante e aperfeiçoamento dos alunos vindos das oficinas culturais. Já a Escola Livre de Dança terá mais opções para as técnicas de dança como: dança contemporânea, dança moderna, jazz, curso de dança para as mães, dança circular, entre outros.

Dentro dessa ação, teremos também: Oficinas Culturais que contarão com apresentações integradas entre as expressões artísticas; Etec das Artes com cursos técnicos de Iluminação, Aderecista, Figurinista e Designer; Via Rápida Emprego – Cultura com cursos rápidos para a capacitação de artesãos e artistas; além de Cursos universitários da ECA-USP.

5) Onde podem ser criados novos equipamentos culturais? E quais equipamentos culturais podem ser recuperados?  A criação de novos equipamentos culturais vai depender muito do diagnóstico da região, com suas demandas e necessidades. Num primeiro momento, a ação será realizada em parceria com as escolas e sociedades de melhoramento de bairro que receberão oficinas e apresentações. A partir da formação de público, será elaborada a ação para a construção de outros equipamentos culturais.

A principal ação será no Centro da Cultura Patrícia Galvão, que reúne equipamentos importantes, como o Teatro Municipal Braz Cubas, Museu da Imagem e do Som (MISS), Hemeroteca e Teatro de Arena Rosinha Mastrângelo, fechado há três anos.

6) Você já acompanha as mobilizações artísticas e o Conselho Municipal de Cultura?  Tenho percebido a importância da classe artística em participar do Conselho Municipal da Cultura. Acredito que o envolvimento pleno da classe artística no conselho permitirá o desenvolvimento de políticas públicas que contemplem às demandas da categoria e o anseio dos santistas.

7) Caso eleito, Santos será integrada no Sistema Nacional de Cultura logo no primeiro biênio da sua gestão?  O Sistema Nacional de Cultura é uma ferramenta importante para uma ação contínua do processo cultural. A proposta é integrar a cidade no Plano Nacional da Cultura para que possamos receber recursos federais, no entanto, é necessário alterar a Lei do Fundo Municipal da Cultura, que precisa estar previsto no orçamento municipal. Atualmente, o Fundo restringe-se ao nível três, que fica apenas com a arrecadação da bilheteria e locação dos teatros da Cidade. Com a alteração, o fundo poderá receber doações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s