‘As aventuras de Firmina Dalva e seus amigos’ será lançado no Dia das Crianças

A curiosa relação de amizade entre uma gatinha dos olhos verdes, um canário amarelinho e um cãozinho da raça dachshund é o ponto de partida do livro “As aventuras de Firmina Dalva e seus amigos” (Comunnicar, 104 pp). Escrito pela jornalista Érika Freire e ilustrado por Nice Lopes, a obra conta com prefácio do escritor José Roberto Torero. O livro faz parte de projeto aprovado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (ProAC-ICMS) e conta com o patrocínio da empresa Usiminas.

Na história, a gatinha Firmina Dalva, que até então vivia na rua, tem a sorte de ser encontrada por um garotinho. Ela chega à casa da família Amores, onde é recebida por Julinha, uma menina de 11 anos, apaixonada por gatos. Firmina passa a ser a nova integrante da família e ganha dois novos amigos: Zezinho, um canário amarelinho e muito falante, e Afonso Tadeu, um cachorro muito esperto, mas cheio de receios. Juntos, eles e uma turma vão se aventurar para ajudar um de seus amigos que some misteriosamente.

Além de levar o leitor para uma aventura curiosa, a narrativa trata da importância da amizade, do medo do desconhecido e do respeito às diferenças.  O lançamento oficial do livro será no dia 12 de outubro, a partir das 15 horas, no Fórum da Cidadania e Cultura de Santos (Av. Ana Costa, 340/Santos).

Projeto. O livro é o principal produto do projeto também intitulado “As aventuras de Firmina Dalva e seus amigos”, cujo objetivo é aproximar as crianças da literatura. Parte dos exemplares será distribuída em escolas e bibliotecas públicas da Baixada Santista. Haverá, ainda, apresentações com marionetes dos personagens do livro e capacitação de contação de história para professores da rede pública. A realização é do Instituto Artefato Cultural.

Érika Freire. Santista, é jornalista e pós-graduada em Jornalismo Literário. “As aventuras de Firmina Dalva e seus amigos” é o seu primeiro livro infantil. Tem contos e crônicas publicados em coletâneas, como Cronicidades, Vidas e Momento do autor. Adora gatos e foi isso que a motivou a escrever essa história para sua gatinha de verdade, Firmina Dalva.

Nice Lopes. Desenha desde criança. É ilustradora, artista plástica e publicitária. Tem ilustrações publicadas na Revista Claudia, da Editora Abril, no jornal nova-iorquino The Wall Street Journal e em dois grandes livros de ilustração: ‘Illustration Now!2′ e Illustration Now Portraits’, ambos da Editora Taschen. Já desenhou estampas para a grife infanto-juvenil ‘Bicho Comeu’.

*Fábio Martins/Érika Freire

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s