Almanaque Santista de Sergio Willians retrata a história do município

Após um trabalho que exigiu mais de dois anos de pesquisa, o jornalista e escritor Sergio Willians lança nesta última semana a coleção “Almanaque Santista”. São 12 fascículos que narram a trajetória histórica santista através de temas como transporte, comunicação, esporte, religião, educação, entre outros.

Patrocinado pela Usiminas, através do Programa de Apoio à Cultura (Proac-ICMS) da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, o projeto já pode ser considerado a maior obra de pesquisa sobre a memória santista desde os trabalhos publicados pelo historiador Francisco Martins dos Santos, autor da coleção “A História de Santos”, da década de 1940. “É um marco para a bibliografia histórica de Santos, já que nosso trabalho atualiza centenas de temas que mereciam um resgate historiográfico”.

Segundo Willians, 97 escolas da cidade receberão uma coleção do Almanaque, para ser usado como ferramenta de apoio ao ensino sobre a história da cidade. “Este é um projeto socioeducativo do Instituto Histórico e Geográfico de Santos. Esta cidade tem fatos incríveis para serem lembrados”, comenta.

O jornalista revela que a coleção é apenas a primeira etapa de um amplo projeto. “Muita coisa ficou de fora. Então decidi dividir o projeto em duas fases. Esta primeira, que estamos lançando agora, tem 348 páginas de conteúdo ricamente ilustrado. Na segunda fase, que pretendemos iniciar em 2013, mais 348. No final, teremos uma publicação com 696 páginas de pura história, com mais de 800 imagens, algo jamais realizado na cidade”.

*Jornal da Orla

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s