Propostas sobre políticas culturais com Sérgio Aquino (PMDB)

Nascido em Recife em 9 de maio de 1953, Sérgio Paulo Perrucci de Aquino é casado e ex-secretário municipal de Porto e Assuntos Marítimos. O candidato concorre à Prefeitura pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB/15).

Dentro do seu plano de governo disponível no site do Tribunal Eleitoral (Baixe aqui), dedica-se um capítulo para suas propostas culturais, aliás, mais detalhadas e específicas comparando-se com os compromissos assumidos por outros candidatos.

Entre as propostas, a garantia de manutenção dos espaços culturais, de construir instalações para os corpos estáveis de Dança e do Museu da Imagem e do Som, reforma do Teatro Rosinha Mastrângelo e da Casa da Frontaria Azulejada, restaurações do Centro Cultural Patrícia Galvão (completar as obras) e do Outeiro de Santa Catarina, além da transferência da Biblioteca Silvério Fontes para o Centro de Cultura e Juventude da Zona Noroeste.

Quanto aos espaços literários, também pretende criar biblioteca em parques, no Dique da Vila Gilda e no Monte Cabrão. Ele ainda se compromete em aparelhar e modernizar outras bibliotecas e a Fundação Arquivo e Memória de Santos. Dedica-se também em fortalecer os projetos Circuito dos Fortes, Historiando a Zona Noroeste, Registro da História Oral, Garimpo Cultural, Jornadas Técnicas e o Seminário Regional de Memória.

Outros eventos se destacam no calendário artístico, como o fortalecimento do Projeto Rock Santos, Santos Jazz Festival, e a criação de uma Virada Cultural de Santos (a oportunidade consolida a arte regional e caiçara) e um Festival Nacional de Teatro (dessa forma, desvalorizando o Festival Santista de Teatro, mantido pelo movimento teatral).

Ainda garante a viabilização de um museu destinado à Oceanografia brasileira e embarcações históricas e de um festival e outros eventos no Centro Cultural da Zona Noroeste. Enfim, criar o programa de Valorização de Iniciativas Culturais, promovendo a formação e atuação de jovens promotores de cultura como nova frente de atividades econômicas, como também ampliar os cursos do atual projeto Fábrica Cultural.

Particularmente, simpatizo por muitas dessas propostas abrangentes que outros prefeituráveis não pontuaram em seus planos. Contudo, lastimo a demora de publicar suas ideias. É porque embora tenha procurado e enviado as perguntas ao prefeiturável por três vezes desde 18 de agosto (por e-mail, site pessoal e redes sociais), e a assessoria do Aquino tenha retornado o contato, as respostas não foram enviadas conforme o prazo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s