Projeto Vara para Pescar abre inscrições para jovens

As atividades do Vara para Pescar – projeto de iniciação teatral – continuam a todo vapor. Depois das oficinas de capacitação para estudantes dos Bolsões 7, 8 e 9, agora, o Projeto abre inscrições para jovens de outros bairros de Cubatão que queiram integrar o elenco da peça que será montada a partir deste mês. Os interessados devem ter entre 12 e 18 anos. Basta enviar um e-mail para varaparapescar@gmail.com, informando os dados pessoais (nome, idade, endereço e telefone).

Para fazer parte não é preciso ter experiência anterior com a Arte. Mesmo porque o objetivo é justamente oferecer noções básicas de teatro amador. Nesta fase, os jovens são separados em grupos e recebem uma verba e o texto do livro ‘Cordel de Terezinha’, da escritora cubatense Viviane Veiga Távora para, então, montarem um espetáculo teatral baseado na história. Tudo com acompanhamento de monitores e dos professores que ministraram aulas de atuação, cenografia, figurino, expressão corporal e vocal.

Os grupos serão julgados por uma seleta banca e o grupo vencedor receberá como prêmio um fim de semana cultural na cidade de São Paulo. As ações dos adolescentes serão registradas por meio de fotografias e filmagens, e depois ficarão disponíveis em um blog na internet. “O objetivo desse projeto é oferecer aos jovens um primeiro contato com o Teatro e promover uma ação sociocultural na cidade. Percebemos que por meio dos jovens temos uma incrível oportunidade para formação artística e de público”, afirma Ana Cristina Araújo, coordenadora do Vara para Pescar.

O Projeto foi contemplado pelo Prêmio Ensaiando um país melhor com R$ 20 mil, um edital de ações culturais focado em formação de plateias para teatro, desenvolvido desde 2005 em cidades paulistas. Conta com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de São Paulo de Incentivo à Cultura, Proac. “O interessante é que o Prêmio acredita no potencial de agentes culturais e no impacto que essas ideias podem ter na comunidade onde atuam. O ‘Ensaiando’ acontece pela segunda vez em Cubatão e tivemos a oportunidade de contar com esta parceria”, completa Ana Cristina.

*Morgana Monteiro – Prefeitura de Cubatão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s