ONG TAMTAM lança campanha beneficente ‘Na Trilha do Noel’

O início da 12ª “Na Trilha do Noel”, promovida anualmente pela Associação Projeto TAMTAM, não poderia ser em data mais significativa: 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental e pertinho do Dia das Crianças. Na ocasião, a partir das 20h, a cantora e musicista Alice Mesquita apresentará seu espetáculo “A Caminho de Woodstock”, que relembrará o famoso festival de rock. A entrada será um brinquedo novo, em prol da tradicional campanha realizada pela ONG.

O show dá largada à arrecadação de brinquedos, que seguirá no 3º ciclo A Saúde Mental no Cinema, que ocorrerá três sextas seguidas: respectivamente em 12 (Dia das Crianças), 19 e 26 de novembro. Esses eventos também ratificam o Café Teatro Rolidei como espaço sócio-cultural que promove encontros diários, nas mais diversas áreas, levando à sociedade arte, cultura, diversidade.

A CAMINHO DE WOODSTOCK. Woodstock, festival de arte e música que aconteceu em agosto de 1969 nos Estados Unidos, representou o ápice da década de 60, período revolucionário. Durante três dias e três noites, artistas se apresentaram diante de uma inesperada multidão de milhares de pessoas, num estranho fenômeno de explosão de música, arte e quebra de tabus. A Caminho de Woddstocké a história da revolução na música, cinema, filosofia e literatura da geração baby boom, beatniks e hippies.

Este show é a semente de um projeto de pesquisa de Alice Mesquita dentro de um programa mais extenso sobre a década de 60. No Café Teatro Rolidei, os músicos Pedro Paulo Mesquita, Maximiliano e Alice Mesquita lançam a primeira semente desta memorabilia em direção a Woodstock e retomam através da música alguns momentos da década de 60, como “Blowing in the Wind”, “Blue Suede Shoes” e “Aquarius”.

CICLO A SAÚDE MENTAL NO CINEMA. O projeto é uma entre a TAMTAM, o Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista(PAI-BS) e o site CINEZEN, e apoio da Vídeo Paradiso. Serão exibidos filmes, seguidos por bate-papos com especialistas e haverá sorteio de brindes para quem marcar presença. Mais informações em breve.

NA TRILHA DO NOEL. A ação “Na Trilha do Noel” consiste na entrega de pacotes de brinquedos a mais de três mil crianças, pelas ruas e, especialmente, em regiões de risco e vulnerabilidade – Morro do Tetéu, Dique, Caminho da União, Centro, entre outras áreas de Santos. Na data escolhida, perto do Natal, as ruas recebem uma alegre visita: dança, canto, oração e o trabalho de “Duendes TAMTAM”, que deixam o dia mais colorido, os ares mais leves,e a sensação de amor ao próximo mais viva e apurada.

Como participar. O interessado em colaborar com a campanha pode virar um ponto de arrecadação. Nos anos anteriores, empresas de vários setores participaram, bem como pessoas, que transformaram suas casas em locais para arrecadar os brinquedos.

Para marcar presença no dia da entrega, é preciso participar das reuniões, que ocorrem no Rolidei e são divulgadas no site e no Facebook da Associação Projeto TAMTAM. Nesses encontros, organizadores e colaboradores conversam sobre as últimas campanhas, relatam experiências, trocam opiniões, e cadastram os carros que estarão disponíveis para distribuir os brinquedos.

Participam diversos voluntários envolvidos desde a arrecadação, doação, limpeza e conserto de brinquedos, até a confecção de embalagens, embrulhos e a celebração do encontro com a comunidade. “A ação é uma ruptura de comportamentos institucionais, como o simples ‘dar brinquedo’. É o resgate do pensamento mágico e do sonho do Natal de cada um, num acontecimento sem hora e data marcadas, como um happening que modifica o cotidiano”, explica o presidente de honra da ONG, Renato Di Renzo.

O projeto também visa estimular outras crianças a doarem brinquedos, desenvolvendo o espírito de solidariedade e de cooperação entre elas. A ideia começou em 2000, com um pequeno grupo de pessoas, e foi tomando maiores proporções ano a ano. Os locais de distribuição são mapeados pela TAMTAM e não são divulgados antecipadamente, Em 5 de novembro, ocorrerá a primeira reunião, 20h30.

ONG TAMTAM. Atua em Santos, na área de arte, diversidade e saúde mental, oportunizando para a população o acesso à cultura, em ações que promovem diariamente a inclusão. As atividades promovidas pela entidade são: Teatro para crianças, jovens e adultos, Balé e Jazz, Literatura e Poesia, Reciclagem e reutilização de objetos, além de oficinas, palestras e ações junto às comunidades. Todas as ações são inclusivas. Atualmente a instituição atende gratuitamente 180 beneficiários.

*André Azenha – Associação Projeto TAMTAM

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s