Entrevista sobre políticas culturais com Jama (PRTB)

Nascido em Santos em 19 de março de 1946, José Antonio Marques Almeida é casado e tem larga carreira como engenheiro. Mais conhecido como Jama, o candidato à Prefeitura de Santos atua no Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB/28).

Dentro do seu plano de governo disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (Baixe aqui), o prefeiturável não menciona uma proposta específica à cultura ou às artes, mas, sucintamente, comenta sobre a descentralização da Administração municipal, além de uma educação mais criativa às crianças. Confira abaixo a entrevista virtual com o candidato.

1) Não encontrei uma proposta de governo específica à cultura ou às artes. Há algum plano nessa área? De primo, estou propondo a responsabilidade à Prefeitura da construção e manutenção das calçadas em concreto e artisticamente decoradas por artistas locais. Desse modo, vou popularizar a arte e dar beleza à cidade, com calçadas regulares e seguras, principalmente para idosos e para as mulheres que usam salto alto.

Vou utilizar, se eleito, arte e cultura como processo de desenvolvimento sócio-economico, como lazer, e como ferramenta para promover ações pró-ativas para reduzir a violência, melhorar a mobillidade, mobilizar campanhas, ensinar inteligência, turismo e desenvolver excelência.

2) No plano, você cita que as crianças serão educadas para serem criativas. As artes ou culturas podem servir como estímulo a criatividade das crianças? Há algum exemplo de projeto nesse sentido? Com certeza e fundamentalmente. Se eleito, vou montar óperas famosas com o corpo de alunos da creche ao 9º ano, com produção do libreto e representação. Vou também montar peças teatrais baseadas no livro o Mundo de Sofia, para dar iniciação filosófica aos alunos do ensino fundamental. Será uma metodologia para formar alunos inteligentes, que argumentam, criativos e inovadores.

3) Sobre a descentralização da administração, há projetos culturais que podem auxiliar na valorização dos bairros? Quais projetos podem auxiliar? Esse projeto, por meio de um Plano Diretor dos Bairros, tem como objetivo buscar as raízes culturais dos bairros e desenvolver propostas que destaquem essas características. Além de desenvolver o bairrismo como cultura e promover um mosaico cultural na cidade, vai também definir prioridades na aplicação de recursos para o desenvolvimento de Santos.

4) Você já acompanha as mobilizações artísticas e o Conselho Municipal de Cultura? Sou editor do site Ó Minha Santos!, onde arte e cultura é um dos temas. Participo de eventos culturais locais, sou consumidor de arte e cultura e suas múltiplas expressões. Entretanto, acompanho as mobilizações artísticas pela mídia e nunca participei do Conselho Municipal de Cultura.

Acho que Santos tem muitos valores artísticos e culturais interessantes, como o Curta Santos, o FESTA, o Corpo Municipal de Balé. Lamento a perda do festival de Música de Vanguarda¹ de Gilberto Mendes, ao qual apenas deixei de comparecer dois anos não consecutivos de sua existência na cidade. Se eleito, vou organizar um calendário da Arte e Cultura para o ano todo, também como estrutura turística nacional e internacional, por exemplo, integrado aos cruzeiros marítimos. Assim, vamos destacar esses valores artísticos e culturais locais, fomentar o desenvolvimento do seu eco-sistema e ampliar seu papel na construção de uma Santos competitiva com outros lócus, para atrair oportunidades, negócios e turismo.

5) Caso eleito, Santos será integrada no Sistema Nacional de Cultura logo no primeiro biênio da sua gestão? Em princípio parece interessante essa integração. Entretanto, posso garantir que, se eleito, imediatamente estarei promovendo um debate aberto sobre essa possibilidade, de modo que os segmentos interessados apresentem suas opiniões e deliberem sobre o interesse da filiação ao SNC. Da minha parte não há qualquer dificuldade em fazê-lo.

¹O evento é conhecido como Festival Música Nova

Debate sobre cultura. O 10º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos promove debate inédito dos prefeituráveis acerca da cultura no próximo sábado (22/set), às 14h, no Cine Roxy 5 (Av. Ana Costa, 443/Santos).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s