Rede da Diversidade Cultural de Cubatão é regulamentada na Cidade

Até sábado estará presente em Cubatão o integrante do Observatório da Diversidade Cultural e consultor técnico da Unesco para implantação do Sistema Nacional de Cultura em Minas Gerais, do Ministério da Cultura (MinC), está em Cubatão. A presença de José Oliveira Júnior no município fortalece as ações da Rede da Diversidade Cultural, criada este ano e regulamentada por decreto no último fim de semana. José Oliveira foi recebido pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura de Cubatão, Armando Campinas Júnior, na última quinta-feira (30).

Durante a conversa, José Júnior falou sobre a importância da Rede e de que maneira ela pode apontar o caminho a seguir pelo Município no âmbito cultural. “Uma das ações da Rede foi a realização dos cursos, oficinas e palestras do Observatório da Diversidade Cultural, o ODC. Uma das atividades levantadas ali foi o mapeamento das manifestações culturais que, a princípio, estão invisíveis para a população. O resultado desse ‘Mapa da Diversidade Cultural’, que será apresentado no próximo sábado, pode sugerir ações que a Cidade poderá adotar em seu Plano Municipal de Cultura, por exemplo”, disse.

Se as atividades promovidas pela Rede da Diversidade tiveram como início a identificação das manifestações culturais espalhadas pela cidade, a necessidade de proteção e divulgação desses artistas vem como consequência do trabalho. “O que se propõe com a Rede e todo o mapeamento é o planejamento de ações futuras na área cultural dentro dessas comunidades onde elas mesmas são os sujeitos da história. Dessa maneira, a Secult e a própria Cultura vão ao encontro, realmente, das necessidades da população e dos artistas”, afirmou Welington Borges, secretário de Cultura de Cubatão. Vale lembrar que a Rede é composta por voluntários de vários segmentos como Educação, Assistência Social, Comunicação, Artes, entre outros.

À frente de outras cidades da Região – Para José Júnior, a Rede ter sido regulamentada por decreto municipal também fortalece seu desenvolvimento. “Essa institucionalização é importantíssima pois cria laços mais sólidos sobre a Cultura no âmbito do poder público. Além disso, chama a comunidade para participar de discussões, se envolvendo na construção de ações para proteção e desenvolvimento das manifestações culturais, promovendo essa Diversidade”. Para ele, infelizmente, a população em geral ainda não se sente parte da Cultura de seu município, quadro que é necessário ser mudado. “Quando falamos em políticas públicas, as pessoas acham que o assunto não é com elas. Temos que entender que o viés é exatamente o contrário. Somente o cidadão consciente e que opina pode sugerir ações ou cobrar soluções depois”.

Para ele, Cubatão esta à frente de muitas outras cidades da Baixada Santista no quesito Cultura, a começar pela criação da Rede da Diversidade. Junta-se a isso, a realização das Conferências Municipais da área que apontam as novas gestões do Conselho Municipal de Cultura, a instituição do Fundo Municipal para financiamento de projetos e, principalmente, a participação da cidade no Sistema Nacional de Cultura (SNC), do MinC, o qual José Júnior ajuda a divulgar. “Dos mais de cinco mil municípios brasileiros, pouco mais de mil estão incluídos no SNC. É uma pena. O Sistema agrega as cidades para participarem das discussões e abre um caminho para que acessem os recursos do Fundo Nacional de Cultura, futuramente. Quem aderiu ao SNC já sai na frente para pleitear essas verbas”.

Mapeamento Cultural será apresentado no sábado – A Rede da Diversidade promove o Painel de Diaólogos Interculturais no miniauditório da Câmara Municipal (Pça. dos Emancipadores, s/nº). No sábado (1º/9), às 9h, tem a palestra “Novos cidadãos para uma nova Cubatão”, com José Júnior e o secretário Municipal de Cultura, Welington Borges. Às 10h30, Piatã Stocklos, coordenador de projetos culturais e economia criativa do Banco Santander e também integrante da Unesco, realiza o diálogo “Criar e empreender na diversidade”, com discussão aberta na sequência.

Às 15h30 será apresentado o resultado do Mapa da Diversidade Cultural com um raio-x das manifestações culturais identificadas em todos os bairros da cidade. Na oportunidade, será explicado o processo de construção e realização do mapeamento, bem como apresentado o projeto pensado pelos alunos participantes dos cursos do Observatório da Diversidade Cultural. Todos os eventos são abertos à comunidade. O Observatório da Diversidade Cultural (ODC) tem produção da Mina Cultural, com o patrocínio da Usiminas e apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – ProAC/ICMS e da Secretaria de Cultura de Cubatão.

*Morgana Monteiro – Prefeitura de Cubatão

Anúncios

Um pensamento sobre “Rede da Diversidade Cultural de Cubatão é regulamentada na Cidade

  1. Lincoln Spada.Indica espontânea presença, reunida em cada segmento, que estimule uma escrita, plástica, audição de música, cinema, teatro, dizer poético, em produção ao vivo – acústica, mediada impressa, analógica ou digital, advinda de generosa reflexão que construa uma nação – norte da Cultura, Com capilar percepção e poroso refluir, em oral consulta, aqui virtual, se faz necessária para eleger cada representante de seus pares, nessa lide, com prerrogativa de voto na instância deliberativa – Conselho Municipal de Cultura, Legitimado, estará esse acúmulo, se oriundo de comisão consultiva, aglutinadora de suficiente força delegada, em defesa do “estado de direito” contra regressão de gestão da política pública, que vier a calar uma individualidade; assim priorizará um Estado includente do cidadão – célula a ser nutrida, para formar tecido social consistente. Abraços. Ricardo Rutigliano Roque – construtor de textos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s