Diálogos e questionamentos sobre arte e psicologia na Pinacoteca

Com o objetivo de promover uma abordagem estética da Art Brut e da Art Naïf e os intrincamentos entre arte e psicologia, o professor Nelson Wendel Pirotta, coordenador dos Ciclos de Estudos sobre Estética e História da Arte da Pinacoteca Benedito Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15/Santos), promove neste sábado (25), às 16h30, na própria Pinacoteca, o encontro “Diálogos e Questionamentos”.

A ideia é levantar hipóteses sobre as incontáveis possibilidades que a arte oferece à psicologia, através da psicanálise das expressões formais do objeto de observação. Como ponto de partida, Nelson Pirotta reúne Jung, Dra. Nise da Silveira e as experimentações em arte terapia comprovadamente eficazes no caso de internos, as teorias estéticas da comunicação e expressão da arte dos séculos XIX e XX e o expressionismo alemão e as correntes estéticas derivadas.

Para acompanhar a apresentação, o professor mostrará imagens do inconsciente e obras de arte dos gêneros Art Brut, Art Naïf e expressionismo, com a análise formal comparativa de artistas, estilos e tempos diferentes, enfatizando informações biográficas referentes a ocorrência ou não de eventuais distúrbios mentais dos criadores.

*Alessandro Atanes – Revista Pausa

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s