Curta Santos realiza debate temático com prefeituráveis

Você já ouviu o seu candidato a prefeito apresentar, de forma direcionada, propostas para fomentar a Cultura da sua Cidade? Aproveitando o período de eleições municipais, o Curta Santos – Festival de Cinema de Santos realizará no dia 22 de setembro, sábado, uma ação inédita no país: um debate político temático sobre cultura com todos os candidatos a prefeito.

Na última semana, uma reunião com os assessores dos candidatos definiu as diretrizes do debate, que tem presença confirmada dos nove prefeituráveis de Santos. O encontro terá aproximadamente duas horas de duração e ocorrerá em uma sala de cinema, contextualizando os preceitos do Festival, que este ano completa 10 anos de existência.

Segundo o diretor geral do Curta Santos, Ricardo Vasconcellos, a intenção é abrir espaço para discussão de um assunto que muitas vezes é deixado de lado da pauta dos candidatos. “Nós, do Curta Santos, do ‘movimento cultural’, queremos que esse primeiro contato com os prefeituráveis estreite as nossas relações”, disse durante a reunião.

O diretor de produção do Curta Santos, Junior Brassalotti, também ligado ao movimento cultural da Cidade e região, acredita na importância de uma definição prévia e concreta sobre o plano de cultura da próxima gestão. “Trata-se de um dia reservado para uma ampla discussão sobre políticas públicas para área cultural, à altura que Santos merece”, enfatizou.

Formato. O debate terá, ao todo, cinco blocos e ocorrerá no Cine Roxy, no Gonzaga, em Santos. Haverá espaço para o embate padrão, quando perguntas relacionadas ao tema serão feitas pelos candidatos para os próprios candidatos. Jornalistas dos veículos de comunicação regional também participarão fazendo perguntas. A escolha desses profissionais será por sorteio.

Entretanto, a iniciativa visa uma atenção especial à classe cultural da Cidade (cinema, dança, música, literatura, carnaval, teatro, entre outros). Todas as áreas terão voz e deverão enviar um representante, previamente cadastrado na organização do Festival. Também por sorteio, cada agente cultural poderá fazer, dentro das regras propostas, pelo menos uma pergunta.

O jornalista Gustavo Klein, especializado em cultura, é o responsável pela mediação do debate. Renomado, durante anos é o único responsável por acompanhar, pela mídia, as transformações sócio-culturais ocorridas na região. Com larga experiência, já produziu matérias sobre cinema, literatura, música, televisão, artes visuais, entre outros assuntos.

10º Curta Santos F.C. – Centenário do Santos F.C. Sempre alinhado ao contexto caiçara, típico do litoral de São Paulo, este ano o Festival presta homenagem aos 100 anos do Santos Futebol Clube, peça mais do que importante na divulgação da escola do futebol brasileiro pelo mundo. “O tema da nossa 10ª edição já estava definido há dois anos”, brinca Vasconcellos. Segundo ele, a intenção é fazer uma união de festas entre áreas que sempre foram convergentes: o futebol e o cinema.

*Curta Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s