André Azenha lança ‘Meu Namoro com o Cinema’ durante 10º Curta Santos

O que faz alguém escrever sobre cinema? Deve-se manter apenas o olhar distante na hora de analisar um filme? Ou é preciso escrever com paixão? O famoso crítico musical norte-americano Lester Bangs aconselhava a segunda opção. “Meu Namoro com o Cinema” traz uma compilação de textos do jornalista e editor do CineZen, André Azenha, que dão ao leitor exatamente isso: textos passionais sobre filmes igualmente intensos. São obras que miram o amor e desamor em várias possibilidades. O prefácio é assinado por Gustavo Klein, jornalista e editor de Cultura do jornal A Tribuna e igualmente amante da sétima arte.

Tal qual um namoro longo, de altos e baixos, essa é a relação entre o crítico e a arte, e os casais mostrados nos filmes aqui abordados. Publicado pela Edições Caiçaras, de Marcio Barreto, o livro versa desde os amantes derrotados de “A Moça com a Valise”, de Valério Zurlini, passa pelos jovens dos anos 80, nos filmes de John Hughes, até os mais recentes “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” e “Desejo e Reparação”, além de prestar homenagem à Marilyn Monroe, que faleceu 50 anos atrás.

A tiragem é curta e os livros produzidos de forma artesanal. As capas, por exemplo, são feitas a partir de pôsteres de filmes cedidos pela Vídeo Paradiso. O papel é reciclado. Na programação oficial do 10º Curta Santos, a sessão de autógrafos será na quinta-feira (20/set), às 19h, no café do Cine Roxy 5 (Av. Ana Costa, 465/Santos).

*André Azenha – CineZen

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s