‘Quizumba!’ leva o ritmo da capoeira no Sesc Santos


Em meio ao universo da capoeira, ‘Quizumba!’ é a atração neste domingo (1º/jul), às 17h30, no Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136/Santos). A peça conta com direção de Camila Andrade, texto de Tadeu Renato e elenco formado por Carlos de Niggro, Jefferson Matias, Jordana Dolores, Thais Dias e Valéria Rocha. A música é assinada por Bel Borges e Jonathan Silva. Ingressos entre R$ 1 e R$ 4.

Em ‘Quizumba!’ duas histórias se entrelaçam: a do menino Pastinha e do menino Francisco. Pastinha é um menino baiano do começo do século XX que vê sua passagem por uma determinada rua impedida por outro rapaz, que sempre acaba batendo nele. Um dia, vendo a cena por uma janela, o velho mestre Benedito convida o menino a aprender um jeito de se defender. Durante o aprendizado, ensinando-o a equilibrar covardia e valentia, mestre Benedito conta a história de Francisco, o Zumbi dos Palmares.

Envolvendo outras vozes: narradoras, soldados, batalhões, um padre, lavadeiras e escravos, a trajetória do menino Francisco é apresentada, envolvendo História e ficção, desde seu seqüestro de um quilombo,quando criança, passando pela sua adoção por um padre e seu espírito de busca que o faz procurar sua origem. Assim, Pastinha vai ouvindo e contestando, criando sua própria história.

Os temas centrais são a resistência e a luta. Benedito, um velho africano, um Griot, vai desvendando que covardia e valentia têm várias formas de se mostrarem. O capoeirista: espera, observa, luta, esconde, se esquiva, foge; assim também fizeram os de Palmares e de outros quilombos. Assim muitas vezes a cultura africana se guardou. Não podemos aceitar que a realidade é imutável, precisamos procurar estas várias formas de lutar e de transformar o mundo.

Todo o espetáculo é estruturado no andamento de uma roda de capoeira, num misto de jogo, dança e teatro. O uso da rima fortalece o caráter oral e mítico-narrativo que se completa no diálogo com músicas originais e outras da cultura popular.

*Coletivo Quizumba/Jornal da Orla

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s