16º Fescete homenageia Lolita Rodrigues nesta sexta-feira

Humor, risos e a arte da provocação darão o tom do XVI Festival de Cenas Teatrais, o FESCETE, que acontece de 15 a 29 de junho, em Santos. Com o tema “Uma Ode ao Humor no Centenário de Mazzaropi. Uma Homenagem à Lolita Rodrigues”, neste ano o festival tem como homenageada a atriz santista. Após a cerimônia de abertura do festival, com homenagem a Lolita Rodrigues, que estará presente no Teatro Municipal, a noite contará ainda com apresentação do espetáculo “Pelo Cano”, do grupo paulistano Jogando no Quintal.

O festival de cenas é um dos principais do cenário nacional. No total, serão apresentadas 61 cenas nas categorias mirim, estudantil, adulto e monólogo, cujos trabalhos serão analisados pelos orientadores, ao final premiando as melhores cenas, bem como os destaques em cada área.

Dentro do tema, o festival vai trazer atrações que remetem ao humor. No Espaço Integrado de Arte, no foyer do Teatro Municipal, as atrações serão anunciadas na abertura com uma homenagem ao histórico grupo britânico Monty Python. Haverá a galeria Gargalhadaria, trazendo fotos de pessoas sorrindo, tiradas durante o próprio FESCETE. No festival será apresentada a novela teatral “Cinderela: uma pícara com aroma de mulher”, de Betinho Neto, entre outras atrações, como exposição de artes, intervenções cênicas e musicais, performances artísticas, e até “stand up comedy”, com o santista Edson Junior, campeão brasileiro desta modalidade de humor em 2011.

No dia 16, haverá a leitura dramática do texto “A Carta”, de Gilson de Melo Barros, do Teatro Experimental de Pesquisas (TEP/Unisanta). Dia 22, tem a leitura dramática do texto “O Anjo Renegado”, de Fabiano Santos, do Grupo Porão. Outro destaque da programação é a roda de partilha “Uma ode ao mestre do humor: Mazzaroppi”, que terá a presença de Sérgio Luiz Carvalho, ator que contracenou com Mazzaroppi na década de 1970.

A formação do ator também está presente na programação. Além de oficinas formativas e de iniciação teatral, no dia 21 as atrizes do grupo Jogando no Quintal, Paola Musatti e Vera Abbud, além de Raul Barreto, do grupo Parlapatões, participam de debate sobre cenas teatrais cômicas, no Sesc Santos.

O festival dará espaço a produções cênicas da região. Serão apresentados os espetáculos “Reclame – Uma História de Amor”, da Cia. Teatral Cenicomania, “Dançar é Só o Começo…”, do Studio Las Cia. de Dança, “Farrandança”, do Projeto Ciclocênico, “Prólogo para o Diletante”, da Cia Ohm, além de “Cabaret do Judas” e “Canção para Othello”, ambos do Grupo Tescom.

Lolita Rodrigues. Grande homenageada desta edição, Sílvia Gonçalves Rodrigues Leite, a Lolita Rodrigues, nasceu em Santos no dia 10 de março de 1929. Descendente de espanhóis, ainda criança começou a participar de programas na Rádio Record, em São Paulo. Cantando, passou pelas rádios Bandeirantes, Cultura e Tupi, chegando a ganhar dois Troféus Roquette Pinto como “Melhor Cantora Internacional”. Na inauguração da TV Tupi, em 1950, Lolita cantou o hino da televisão brasileira. Lolita participou do primeiro discp RPM do grande mestre do humor Mazzaropi. No disco cantou a marcha “Nhá Carola” (Hudson Gaia “Petit”).

Seu sonho era tornar-se atriz, o que se realizou em 1957, quando interpretou a cigana Esmeralda na telenovela O Corcunda de Notre Dame. Foi nessa época que conheceu Aírton Rodrigues, com quem se casou e teve um filho. Juntos, o casal apresentou durante longos anos os programas “Almoço com as Estrelas” e “Clube dos Artistas”, na TV Tupi, de São Paulo, e fizeram grande sucesso. Como atriz, Lolita foi contratada da TV Record, TVS e TV Globo, e continua atuando até hoje.

*Fescete/Tescom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s