‘Homo Ludens’ faz parte do Circuito Vozes do Corpo

Selecionado para o “III Circuito Vozes do Corpo”, o Núcleo de Pesquisa do Movimento – Imaginário Coletivo de Arte apresenta  “Homo Ludens – fluxos, lugares e imprevisibilidades” na área externa do metrô Capão Redondo (São Paulo), no sábado (09/jun), gratuitamente às 16h.

O Núcleo de Pesquisa do Movimento – Imaginário Coletivo de Arte tem como objetivo fortalecer e propagar a “arte contemporânea caiçara”, de modo a valorizar as raízes culturais provenientes do litoral paulista e, ao mesmo tempo, inseri-las na contemporaneidade.

Em sua pesquisa o jogo da improvisação na dança e na música é o ponto de partida para a criação de intervenções urbanas. Os gestos instigam um novo olhar sobre a paisagem, os movimentos dos intérpretes no ambiente quebram a rotina e conduzem a uma reflexão sobre a transformação do espaço e do corpo. A intervenção procura discutir o processo de criação na dança e a procura por uma nova sintaxe corporal. A presentação contará com intervenções sobre o livro “Mundocorpo” – Márcio Barreto (Edições Caiçaras), onde a relação entre corpo, mente e espaço é permeada pela física quântica.

Mundocorpo

Meu corpo é minha pele / São minhas roupas / É minha casa / É o mundo que me rodeia.

Meu corpo é silêncio.

É a pele de outro corpo / As roupas de outro corpo / A casa de outro corpo / O mundo de outro corpo.

Meu corpo é eternidade / É o universo nascendo a cada instante.

Meu corpo é uma palavra que escrevo no espaço-tempo do seu pensamento.


Circuito Vozes do Corpo. Reúne  diversas ações  de fomento e  democratização  do acesso à produção  da dança  contemporânea no  extremo sul  da  cidade de São Paulo, especificamente  no  bairro  do Capão Redondo. As  ações  contemplam  a  realização  de mostra  de  dança  contemporânea, além  de  espaços  para  debates, discussões, formação  e  qualificação  artística, tendo como  foco  o  intercâmbio  artístico/cultural entre  os  artistas  locais,  enfatizando  o movimento hoje  denominado como “cultura periférica” com artistas  de outras localidades.

*Márcio Barreto – Percutindo Mundos

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s