Vigília cultural e abaixo-assinado contra proibição de eventos em SV

Créditos: Rogério Soares

Na próxima segunda-feira (30), das 14 às 22h, artistas e manifestantes contra a proibição de shows nos bares instalados na Vila Cultural de São Vicente realizarão uma vigília cultural. O movimento também articula um abaixo-assinado contra a lei imposta pelo Ministério Público a São Vicente. A própria Secretaria de Cultura local vê com maus olhos a lei do silêncio. Você pode acessar assinar o abaixo-assinado aqui.

Cerca de 500 pessoas se reuniram neste sábado (21) para abraçar simbolicamente a Vila de São Vicente. As manifestações contra a liminar incluíram apresentações circences, teatrais e de outras organizações da sociedade. Considerado um dos principais espaços culturais de São Vicente, o local foi alvo de reclamações por conta do barulho das apresentações que acontecem aos finais de semana,o que motivou a investigação do Ministério Público, que quer restringir as atividades.

Para Luigi Morais, ator, diretor do Teatro José de Anchieta (com sede na Vila) e diretor de cultura da Prefeitura de São Vicente, o Ministério Público, ao obter a liminar (decisão judicial provisória) agiu com relativa arrogância. “A liminar chegou em 21 de abril, dia de Tiradentes (um dos mártires da Independência), não houve um diálogo com os artistas e frequentadores do espaço para a eventual redução de ruído ou ajustamento de conduta”.

Luigi lembra que a Vila é um parque temático que trata de resgatar a história do Município e promover sua cultura: “Caso tenhamos de interromper as atividades, corremos o risco de virar uma nova Praça Tom Jobim, que foi invadida pelos usuários de crack e outros desocupados”.

Tatiana Cantadori, recém empossada como gestora cultural da Vila, chegou a classificar a atitude do promotor como um ato de censura. “A cultura local perde muito se tiver de abrir mão dos espetáculos envolvendo música local – autoral – que se desenvolve nos bares e outros espaços do Parque”. Ela lembra que a área pertence a uma zona mista, onde são permitidos o comércio e residências.

*Jornal A Tribuna/Movimento Diga Não à Intolerância em SV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s