Vizinha consegue impor lei do silêncio na Vila Cultural de SV

Créditos: Paulo Freitas

Um dos principais espaços culturais de São Vicente pode ver sua participação no cenário artístico ser reduzida. Pelo menos é esta a impressão que perturba um grupo de artistas da Cidade. Eles temem que o Ministério Público (MP) possa restringir as atividades realizadas no Parque Cultural Vila de São Vicente, em funcionamento na Praça João Pessoa (a Praça da Matriz).

O problema começa quando uma vizinha do parque procura a Promotoria reclamando do barulho durante as apresentações de chorinho e MPB, que acontecem às sextas-feiras e sábados, das 20 às 23 horas, de acordo com a Prefeitura. A partir daí, o Ministério Público abriu inquérito civil para apurar o funcionamento da Vila de São Vicente. “Essa situação nos trouxe preocupação e surpresa, já que nós entendemos que o Parque Cultural garante o bom uso do espaço público vicentino.

O encerramento de uma série de atividades resultaria em um enfraquecimento absurdo da Vila de São Vicente”, comenta o secretário de Cultura, Renato Caruso. “O que é o entorno da Vila? Uma região marcada pela insegurança e pela presença de usuários de drogas. Basta comparar com a Biquinha e a Praça Vinte e Dois de Janeiro. O que mantém a Vila de São Vicente viva e ativa é a presença de público. E para onde vai o público sem as atrações?”.

Para tentar evitar que a situação chegue a esse estágio, um grupo de artistas deve se reunir amanhã, às 14 horas, no parque cultural. Será dado um abraço simbólico na Vila de São Vicente, além da apresentação de uma série de atividades artísticas. Também será iniciado abaixo-assinado que deve coletar 20 mil adesões contrárias à intervenção. Esse documento será entregue ao Ministério Público. O grupo de artistas ainda garante que as apresentações de final de semana não costumam passar das 23 horas.

*A Tribuna Online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s