Santista Márcia Costa assina artigo no novo livro da Editora Metodista

As relações entre Comunicação e Cultura embasam as discussões do livro Discursos Midiáticos – Representações e Apropriações Culturais, da Editora Metodista. A publicação reúne trabalhos de 14 pesquisadores de diversas instituições de ensino superior, entre eles, a da mineira (mas residente e amante de Santos) Márcia Rodrigues da Costa. A obra será apresentada e debatida no dia 17 de abril, na Universidade Metodista de São Paulo, às 14h, no Anfiteatro do Edifício Iota (entrada pela Rua Planalto, 106, Rudge Ramos – São Bernardo do Campo, SP), com a realização de um Seminário.

Os textos que compõem o livro, organizado por Laan Mendes de Barros, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, resultam de estudos realizados entre 2005 e 2011, articulados no grupo de Pesquisa CoMMunicult – Cultura nas Mídias e Mediações Culturais, liderado por Barros em conjunto com a também docente do programa Magali do Nascimento Cunha.

Agregando pesquisadores de diversas instituições, como PUC-Campinas, Cásper Líbero, UNIP, FIAM-FAAM, Rio Branco, UNISA, e da própria Metodista, o livro reúne um conjunto de trabalhos em diálogo uns com os outros, em articulações entre Comunicação e Cultura; meios e mediações; representações e apropriações. Os trabalhos ora debruçam-se sobre a análise das representações culturais nos discursos midiáticos; ora focam-se na análise das apropriações desses discursos por parte dos receptores. “É, portanto, no confronto entre mídia e mediações que se articulam estes textos, que embora assinados por autores individuais, refletem uma construção coletiva”, explica Barros no prefácio.

Trabalhando a cultura na perspectiva dos Estudos Culturais da Escola de Birmingham, que valoriza as manifestações populares e não fica limitada à dimensão da erudição, dois problemas de pesquisa são trabalhados pelos integrantes do CoMMunicCult, conforme o organizador da obra. São eles: como diferentes temáticas culturais, entendidas de maneira ampla, são tratadas pela mídia contemporânea? Como diferentes receptores se apropriam dessas narrativas e dão a elas novos sentidos, a partir de mediações culturais que compõem o contexto no qual estão inseridos? Tais problemas foram tratados a partir de investigações empíricas que tomaram como objeto de estudo diversos discursos jornalísticos presentes na mídia impressa e eletrônica.

O livro pode ser adquirido por R$ 35,00 pelo site da Editora Metodista. Informações: (11) 4177-4966 ou 4366-5537.

*Editora Metodista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s