Oficina Cultural Pagu abre inscrições em Santos

No dia 2 de abril, as Oficinas Culturais, espaços da Secretaria de Estado da Cultura, abrem as inscrições para a programação de abril a junho em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas atividades gratuitas de capacitação e formação de público. A programação conta com 657 atividades e com 22.119 vagas distribuídas nas 21 Oficinas Culturais.

As Oficinas Culturais do Estado foram criadas em 1986 com o objetivo de promover a difusão e a formação cultural em diversas áreas e para os mais variados públicos. Em cada unidade são realizadas atividades de formação como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários. Confira a programação da Oficina Cultural Pagu, que provisoriamente funciona no Centro Comunitário São Judas Tadeu (Rua Napoleão Laureano, 89/Santos). Informações: 3219-2036 ou 3219-1741.

ARTES PLÁSTICAS

WORKSHOP DE DESIGN GRÁFICO: CRIANDO NARRATIVAS VISUAIS A PARTIR DE ICONOGRAFIA DO MUNDO DO FUTEBOL
Coordenação: Didiana Prata | Aulas: 24 e 25/5 – quinta e sexta-feira – 18h30 às 21h30 | 20 vagas
O workshop propõe desenvolver um cartaz ou uma sequência de postais sobre o universo do futebol. Serão abordados aspectos do design gráfico, como tipografia, edição de imagens e fotomontagem com o uso dos softwares CorelDRAW e Photoshop. Didiana Prata é formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP. É professora de Design de Publicações na Miami Ad School / ESPM, em São Paulo; foi editora de arte do jornal “Folha de S.Paulo” e diretora de arte da revista “Elle”.

AUDIOVISUAL

OFICINA DE VIDEOCLIPE
Coordenação: Marcel Recioli | Aulas: 19/4 a 11/5 – quintas e sextas-feiras – 18h30 às 21h30 | Seleção: currículo | 20 vagas
Oficina predominantemente teórica, com análise de produção e semiótica dos videoclipes, complementada por exercícios que darão aos participantes noções básicas de como montar um vídeo musical. Marcel Recioli é músico, produtor e pesquisador audiovisual, especializado em Criação de Imagem e Som pelo Senac e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC. Trabalha com net art, videoclipe e videoarte.

OFICINA DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Coordenação: Simone Scigliano | Aulas: 4/6 a 17/7 – segundas e terças-feiras – 18h30 às 21h30 | Seleção: currículo | 20 vagas
A oficina versará sobre todas as etapas do planejamento e desenvolvimento de um audiovisual, privilegiando o ponto de vista da produção na abordagem de aspectos como roteiro, elaboração de orçamento, casting, locação de equipamentos, contratos, plano de filmagem, edição e comercialização. Simone Scigliano formada pela FAAP, é docente universitária de Rádio, TV e Cinema. Atuou nas áreas de direção, produção e edição em várias emissoras de TV, incluindo Record, Bandeirantes, Cultura, Gazeta e Rede TV.

CIRCO

OFICINA DE ACROBACIAS DE SOLO E MALABARES PARA ADOLESCENTES – MÓDULO 2
Coordenação: Kelly Jandaia | Assistência: Janaína Melques Fernandes | Aulas: 20/4 a 29/6 – sextas-feiras – 14h às 17h | 20 vagas
Oficina de aprimoramento de artes circenses, com estudos e exercícios de técnicas acrobáticas, perna de pau e malabares com bola, aros, laços e claves. Kelly Jandaia é acrobata formada em Educação Física, com curso de extensão em Circo na FMU. Atuou em espetáculos de circo e de teatro de rua; ministrou oficinas de circo para colégios, escolas de teatro e para a Prefeitura de Santos. A assistente Janaína Melques Fernandes é acrobata, com graduação e especialização em Educação Física, e desenvolve trabalho pedagógico com alunos da rede pública.

DANÇA

OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA – MÓDULO 1
Coordenação: Míriam Carbonaro | Aulas: 8/5 a 19/6 – terças e quintas-feiras – 15h às 17h | 20 vagas
Por meio de teoria e prática, a oficina apresentará os princípios básicos da dança contemporânea, abordando temas como, entre outros, o conhecimento do corpo e suas relações com o espaço e o tempo, peso e relaxamento, movimentos, respiração, equilíbrio e postura. Míriam Carbonaro é bailarina e professora de dança. À frente do Grupo Athos, foi premiada com o Troféu Plínio Marcos 2009 em quatro categorias: Melhor Bailarina, Melhor Coreógrafa, Melhor Grupo de Dança e Melhor Espetáculo de Dança (“in-TRADUZA”).

FOTOGRAFIA

WORKSHOP: EDIÇÃO E TRATAMENTO PARA FOTOGRAFIA DIGITAL
Coordenação: Raoni Maddalena | Aulas: 16/4 a 14/5 – segundas-feiras – 18h30 às 21h30 | Seleção: currículo | 20 vagas
O modo de fazer, gerenciar e se relacionar com a imagem mudou muito desde o advento das tecnologias digitais. Com base nesta afirmação, a atividade apresentará as principais técnicas de edição e tratamento da fotografia digital em programas como Photoshop, Lightroom e Bridge. Graduado em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP, Raoni Maddalena é fotógrafo freelancer com trabalhos publicados em diversos jornais e revistas, como “Folha de S.Paulo”, “Época São Paulo”, “Carta Capital” e “Rolling Stone”.

WORKSHOP: FOTOJORNALISMO ESPORTIVO
Coordenação: Ricardo Saibun | Aulas: 16 a 19/4 – segunda a quinta-feira – 18h30 às 21h30 | Seleção: currículo | 20 vagas.
O workshop apresentará diferentes aspectos da carreira do fotojornalista especializado em esporte, exemplificando as modernas técnicas na área com exibição comentada de imagens de surf, ciclismo e futebol. Uma mesa redonda reunirá dois convidados especiais: Ricardo Nogueira, que cobriu jogos da Seleção Brasileira, e Ivan Storti, que abordará a importância da assessoria fotográfica nos eventos esportivos. O workshop será finalizado com uma saída fotográfica. Ricardo Saibun é formado em Jornalismo e trabalha como repórter fotográfico desde 2005, atuando em agências e no jornal “Diário de São Paulo”. É um dos fotógrafos oficiais do Santos Futebol Clube.

OFICINA DE INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA
Coordenação: Delba Baraldi | Aulas: 7 a 29/5 – segundas e terças-feiras – 18h30 às 21h30 | 20 vagas
Oficina focada nos aspectos técnicos da câmera e da fotografia – composição, flash, escala de profundidade, regras de enquadramento – complementada com atividades práticas em ambientes internos e externos. Delba Baraldi é fotógrafa e já realizou diversas exposições em locais como Sesc, Senac, Casa da Cultura Telma de Souza e Clube Foto Amigos de Santos.

RÁDIO

OFICINA DE RÁDIO E LOCUÇÃO
Coordenação: Luciano do Nascimento | Aulas: 5/6 a 27/6 – terças e quartas-feiras – 19h às 21h30 | 20 vagas
A oficina orientará os participantes para a gravação de programas de rádio, enfocando dois temas principais: o uso adequado da voz (com técnicas de dicção, interpretação, leitura, pronúncia e ritmo) e a linguagem radiofônica, versando sobre vinhetas, reportagens, debates, entrevistas, edição e digitalização de áudio. Luciano do Nascimento possui formação em Rádio e Jornalismo, com experiência como repórter, jornalista e apresentador de programas nas rádios Trianon, CBS, Jovem Pan e Brasil 2000.

TEATRO

WORKSHOP: O DESPERTAR DA MÁSCARA
Coordenação: Elisa Rossin | Aulas: 26/4 a 17/5 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30 | Seleção: carta de interesse | 20 vagas
O workshop tem o objetivo de apresentar a linguagem e as técnicas de utilização das máscaras como instrumento de aperfeiçoamento dos meios físicos de expressão que compõem o trabalho do intérprete. Elisa Rossin é atriz formada em Artes Cênicas pela USP e especialista em Arte-Educação pelo Instituto de Teatro Escola Brincante. Fundadora da Cia. Troada, cria e confecciona máscaras para espetáculos; foi assistente de direção e produção da companhia teatral alemã Familie Flöz, em Berlim.

OFICINA DE JOGOS TEATRAIS: UMA VIAGEM ATRAVÉS DE VIVÊNCIAS CORPORAIS
Coordenação: Arlete Ramello | Aulas: 7 a 29/5 – segundas e terças-feiras – 18h30 às 21h30 | 20 vagas
Trabalho com técnicas teatrais lúdicas, por meio de jogos dramáticos voltados à integração, relaxamento, concentração, ritmo e expressão. Arlete Ramello é atriz, diretora e compositora. Fundadora da Cia. Arueiras do Brasil, dirigiu peças infantis e adultas, incluindo as cenas da Corte Portuguesa na encenação da Fundação da Vila de São Vicente, em 2010.

ESPETÁCULO: TEM HISTÓRIA NO FORNO
Cia. O Curioso | 17/6 – domingo – 10h30.
O espetáculo narra as aventuras de atrapalhados ajudantes de cozinha de um importante restaurante. Nesse ambiente, enquanto estão guardando os utensílios e panelas, criam histórias e viajam nelas, dando vida aos objetos. Formada por Verônica Gerchman, Luana de Lucca e Yuri de Franco, a Cia. O Curioso mistura diferentes linguagens em um único espetáculo, levando ao palco encenação, teatro de animação e contação de histórias.

ATIVIDADE EXTERNA – MÚSICA

OFICINA BÁSICA DE DJS
Coordenação: DJ Betto Lima | Assistente: Luiz Fernando de Almeida | Aulas: 16/4 a 7/5 – segundas e quartas-feiras – 19h às 22h | Seleção: entrevista (13/4 – sexta-feira – 19h) | 15 vagas.
Local: Igreja São João Batista: Praça Guadalajara, s/nº – Morro da Nova Cintra
Atividade de capacitação em discotecagem, para música eletrônica e outros gêneros, por meio do manuseio dos equipamentos, técnicas de mixagem e efeitos e da apresentação do contexto histórico-cultural da música para dançar e da profissão do DJ. Betto Lima é DJ em diversas casas noturnas e produziu eventos como o Praia Grande Folia, Revival Fest e La Ibiza. Luiz Fernando de Almeida é agente de bandas eletrônicas e DJs, e produtor de eventos musicais, teatrais e de moda.

*Associação Oficinas Culturais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s