‘Não Por Acaso’ está em cartaz hoje no Lanterna Mágica

Hoje será exibido no Cineclube Lanterna Mágica o filme ‘Não Por Acaso’. O longa-metragem faz parte da mostra ‘Cidades Invisíveis’, que traz 14 filmes atuais para representar um pedaço do mundo e deixar visível aos olhos do espectador o que está oculto nas cidades. As exibições serão gratuitas às quartas-feiras, às 16h, na Unisanta (Rua Cesário Mota, 8, Bloco E/Santos).

Sinopse. Ênio (Leonardo Meideiros) é um engenheiro de trânsito que comanda o fluxo de carros em São Paulo. Ele possui uma mania de controle que também se reflete em sua casa, onde suas ações são extremamente controladas. Ele se surpreende quando reencontra Mônica (Graziella Moretto), sua ex-mulher, que lhe diz que sua filha Bia (Rita Batata), de 16 anos, deseja conhecê-lo. O encontro é adiado devido a um acidente sofrido por Mônica, que atropela Teresa (Branca Messina). Ambas morrem, o que faz com que Ênio e Pedro (Rodrigo Santoro), namorado de Teresa e dono de uma marcenaria especializada na construção de mesas de sinuca, entrem em luto. Seis meses depois Bia encontra Ênio, mas pai e filha enfrentam dificuldades em se relacionar. Já Pedro é forçado a visitar o antigo apartamento de Teresa, onde agora vive Lúcia (Letícia Sabatella).

Crítica – Marcelo Hessel. Vai muito além da metragem a diferença entre curtas e longas. É preciso, antes de mais nada, entender de ritmo para contar em uma hora e meia uma história que antes se limitava a 20 minutos. Se não fosse desafio suficiente, o diretor Philippe Barcinski arruma para si um enrosco na hora de trocar o sucesso no curta-metragismo (Palíndromo, Janela aberta) pela vidraça dos longas.

O enrosco, o cinema de simbolismo, é como uma viela – há pouco espaço para manobrar quando se atrelam imagens a significados. Em Não por acaso, Pedro (Rodrigo Santoro) fabrica mesas de sinuca; sua vida amorosa é levada como uma jogada estudada com antecedência. Já Ênio (Leonardo Medeiros, de Cabra-Cega), vigilante dos semáforos da companhia de engenharia de tráfego paulistana, opera sob disciplina semelhante – qualquer evento estranho na sua vida pessoal, como uma filha que ele não conhecia, é tratado como um engavetamento. Pedro e Ênio são, em suma, e em sintonia com o lugar onde moram, dois metódicos.

Cinema de simbolismo é isso: os dois mal se dão conta de que suas vidas são tão regidas pelo método quanto seus trabalhos, mas o filme deixa isso claro para o espectador desde o começo. E o simbolismo é uma encrenca, na maioria das vezes, porque não é fácil oxigenar um roteiro que embica para esse lado; o esquematismo é quase inevitável. Uma hora o acaso pegará os dois personagens e a eles será exigido que executem um movimento fora das suas rotinas. O desfecho fica evidente com pouco mais de meia hora transcorrida de filme. O caso é que ‘Não por acaso’ surpreende.

O diretor não só contorna o desgaste das simbologias com novas imagens impregnadas de significado, como também guarda para o fim surpresas no comportamento dos personagens. Quando você acha que a premissa não rende mais, como uma comédia de uma piada só, o diretor saca um signo novo.

Como todo bom cineasta, Barcinski resolve sua obra na imagem, então é preciso atentar não apenas para o texto se o espectador quiser capturar tudo o que o filme tem a oferecer. São pequenas sacadas poéticas que burlam a cronometragem do dia-a-dia, como a inundação em um apartamento que encobre a geometria dos tacos no chão, como a paisagem arborizada vista de uma quadrada sala fria, como o caos sadio das bicicletas no fim de semana fechado para carros do Minhocão.

O carioca Barcinski vive há dez anos em São Paulo, e mantém, no cinema, o olhar não-contaminado das pessoas que ainda reparam na cidade sem indiferença. A maravilha de um lugar previsível como a capital paulista é conseguir enxergar essa beleza que há nos acasos. Ênio e Pedro são uma síntese de São Paulo, e o que o filme reserva para sacudir as suas vidas são aquelas coisas que, por imprevistas, mantêm a cidade viva.

*Omelete/Adoro Cinema/Cineclube Lanterna Mágica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s