Santos sedia 4º Fórum do Interior

O festival de teatro mais antigo em atividade no País sediará um dos mais importantes fóruns de discussão sobre fomento à cultura no estado de São Paulo. Trata-se do 4º Fórum do Interior: Artes e Políticas Públicas, que será realizado em Santos nos dias 21 e 22 de abril, dentro da programação do FESTA 54 – Festival Santista de Teatro, que neste ano tem como tema “Arte, Política e Pensamento”.

O último encontro do Fórum havia sido em Hortolândia, em dezembro do ano passado, e teve como objetivo debater ideias sobre a atual política cultural do estado em relação à formação, pesquisa, produção e difusão cultural, além de apontar alternativas que garantam a continuidade e permanência do artista em sua região.

Na Carta Aberta redigida em Hortolândia, assinada pelos 63 grupos artísticos participantes do encontro, é ressaltada a importância de se evitar o êxodo involuntário dos artistas de suas regiões, e constatado que os avanços e conquistas na produção artística fora da capital não vêm encontrando respaldo nas políticas públicas do estado de São Paulo. Os artistas consideram a necessidade de uma reformulação das ações para essas regiões, que garantam o acesso “verdadeiramente democrático e amplo a programas e verbas públicas estaduais voltadas à formação, produção, circulação e fomento artísticos”.

Entre as reivindicações dos artistas estão a publicação de editais específicos para o interior, litoral e Grande São Paulo; pelo menos 1/3 do orçamento dos editais ProAC para essas regiões; além de reformulação de programas como Mapa Cultural Paulista, Virada Cultural, Circuito Cultural, Oficinas Culturais Regionais e Projeto Ademar Guerra.

Os artistas reunidos no 3º Fórum também pedem a reformulação das ações de formação e capacitação, em três eixos: formação do artista, formação de público e formação do artista gestor e artista produtor. No documento, também foi repudiada a terceirização de programas públicos para entidades não governamentais.

O FESTA 54 – Festival Santista de Teatro é realizado pelo Movimento Teatral da Baixada Santista e Associação dos Artistas, e tem como parceiros Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Santos e Sesc Santos. Além das mostras, nas categorias Adulto, Infantil e de Rua, a programação do festival inclui mesas-redondas, debates, atividades formativas, exposições artísticas e intervenções culturais. Mais informações pelo www.festivalsantista.com.br.

*Imprensa FESTA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s