Athos Núcleo se apresenta no Centro e Nova Cintra em Santos

Neste fim-de-semana, o Athos Núcleo de Dança está em cartaz em Santos. ‘Uma Foz, uma fala, uma dança para Gilberto Mendes’ será encenado gratuitamente em Santos no dia 30, às 12h30, na Praça Mauá, e no dia 31, às 17h, na Praça Guadalajara (Nova Cintra).

A obra que homenageia os 90 anos do maestro tem coreografia de Alexandre Almeida, produção de Junior Brassalotti, coreodramaturgia de Jorge Gonçalves e Míriam Carbonaro, figurino de Kadu Veríssimo e maquiagem de Fernando Pompeu.

O renomado maestro santista receberá em 2012 uma série de homenagens. Durante os próximos dois meses, os municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira, sediarão espetáculos de dança contemporânea preparado especialmente para celebrar o trabalho do músico.

Na noite da última sexta-feira (16/mar), o maestro reuniu-se com os integrantes do Núcleo Athos de dança, que há 9 anos atua na região. “Sempre desejei que dançassem a minha música”, disse, emocionado, o compositor santista. Tudo gratuito e de livre acesso ao público, as apresentações têm a intenção de democratizar a cultura.

Créditos: Davi RibeiroSegundo o grupo Athos, a ideia de homenagear Gilberto Mendes surgiu de uma provocação feita pelo também maestro Julio Medaglia que, em uma conversa informal, disse um dia que o tipo de música composta pelos dois não fazia ‘sucesso’, pois era muito ‘impopular’.

Desta forma, propositalmente, a direção optou pela obra do compositor santista que na década 1960, assina ao lado de amigos, o Manifesto Música Nova, iniciando a vida pública com composições não tão bem compreendidas pela maioria dos ouvintes. O festival deverá voltar a ocorrer ainda esse ano, no segundo semestre.

*Jornal A Tribuna/Junior Brassalotti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s