Cine Comunidade chega à 3ª edição levando 7ª arte e informação à Caruara

O cinema pode desempenhar vários papéis: entretém, é capaz de gerar reflexão, abordar diferentes aspectos da sociedade, informar sobre temas nem sempre difundidos como deveriam. Aliás, temas que numa sala de aula poderiam ser encarados como “chatos”, na tela de cinema ganham outro tratamento, atraem aatenção do espectador. No entanto, nem todas as pessoas têm acesso à sétima arte.

 

Tendo em vista o potencial informativo desempenhado pelos filmes e a falta de condições encontrada por moradores de comunidades carentes em conseguir assisti-los, a Secretaria de Cultura criou no fim de 2011 o Cine Comunidade: projeto que ocorre mensalmente, em Caruara, área continental de Santos, e retorna ao bairro dia 17, sábado, com exibição do longa animado “Kiriku e a Feiticeira”.

A iniciativa, com apoio cultural da Vídeo Paradiso, acontece na reformada Biblioteca Municipal Plínio Marcos. As sessões são seguidas por bate-papo com o jornalista e editor do CineZen, André Azenha. Haverá distribuição de suco e pipoca para os presentes.

Sinopse. Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d’água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro local. Para isso, Kiriku enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar. A história, adaptada de um conto africano, tem apelo infantil, mas traz uma bela mensagem sobre preservação ambiental, esperança e justiça. O filme levou importantes prêmios na Europa e transformou o mercado de animação francês.

*André Azenha – CineZen Cultural/CulturalMente Santista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s