Os jovens que participaram das Oficinas Querô Módulo Avançado em 2011 receberam seus certificados de conclusão de curso. Agora com, no mínimo, dois curtas-metragens no portifólio (‘Missão Estelar‘ e ‘De Catraia‘) , todos chegaram ao fim de um processo que os leva a mais uma fase do jogo: o mercado de trabalho.
Alguns já estão trabalhando, uns com fotografia, outros como assistência de câmera, entre outras atividades que aprenderam com o curso. Inclusive, alguns destes jovens acabaram de participar da produção do longa-metragem ‘De Menor’, das cineastas Caru Alves e Tata Amaral, gravado em Santos.
Mas para quem imagina que eles não terão trabalho esse ano, se enganou. Os formandos no módulo avançado irão produzir mais quatro filmes em 2012 e os gêneros já estão em discussão. Com mais experiência, podemos esperar grandes obras por aí. A qualidade dos curtas Missão Estelar, dirigido por Raphaela Teles, e ‘De Catraia’, dirigido por Damaris Ribeiro, são uma prova de que eles já são bons no que fazem.
O projeto é uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto Querô, em parceria com o Banco Votorantim, Visa Vale, Porto de Santos, Comgás, Viação Piracicabana, Sesc, Unimonte, Prefeitura de Santos, Unicef, Gullane Filmes e Associação Comunidade de Mãos Dadas.
*Rachel Munhoz – Instituto Querô