‘Gigantes em Miniatura’ é destaque na Pinacoteca de Santos

A conclusão mais rápida ao se observar o trabalho do artista plástico Flávio Meyer é a de que ele produz a fotografia e, a partir da imagem, constrói uma maquete com riqueza de detalhes que impressiona. Raciocínio que provoca um sorriso em Flávio Meyer, já que ele consegue o efeito que quer: ludibriar o nosso olhar.

Fotógrafo, artista visual, editor de imagens e designer gráfico, o paulistano vem se destacando no cenário nacional por seus experimentos poéticos revelados por meio da técnica de miniaturização e manipulação digital de imagens de paisagens urbanas. O resultado mais recente é ‘Gigantes em Miniatura’, exposição que inaugura neste dia 07/fev, às 19 horas, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15/Santos), com curadoria de Flávio Viegas Amoreira.

Instalado nas alturas (em um helicóptero), Meyer captura os alvos e usa o Photoshop para recriá-los. É pura ilusão. O mais curioso é que para fotografar ele utilizauma câmera amadora, uma Sony H-50 que tem lá seus recursos, mas bem distantes de um equipamento sofisticado.

O zoom ótico, por exemplo, é de 15 vezes, o que surpreende, porque é bem abaixo do que se imagina após vermos uma de suas criações. No computador, Mayer recupera o que for preciso, faz construções, colagens, insere cores. Para dar uma ideia, ele revela que como a calçada em frente à Igreja do Embaré (uma das imagens da exposição) está bem danificada, teve que refazê-la virtualmente.

“Tenho experiência. Durante muito tempo trabalhei com edição de imagens em publicidade”. A exposição que ele traz à Pinacoteca retrata 13 ícones da região, entre eles, o Casarão Branco, Ponte Pênsil, Vila Belmiro, Parque Municipal Roberto Mário Santini, Estação Valongo, Bolsa do Café e a Catedral de Santos. É a segunda mostra de Meyer nesse tipo de técnica.

No ano passado, em homenagem aos 457 anos da Capital Paulista, ele fez uma exposição na Art Gallery, nos Jardins, retratando pontos históricos e turísticos paulistanos. A boa acolhida do seu trabalho o fez manter- se nessa direção.

*Jornal A Tribuna

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s