Falece o artista Zéllus Machado em Santos

Em 3 de fevereiro de 2012, faleceu o carismático e versátil artista Zéllus Machado em Santos, também sua cidade natal. Aos 53 anos, o artista já há 35 se vislumbrava em sua vocação. Zéllus atuou como contador de histórias, escritor, cantor, músico, menestrel, animador, ator, entre outras atividades. Leia entrevista no Culturalmente Santista.

Ainda jovem, nos anos 70, escrevia para o jornal alternativo “Vôo” (entre 77 e 78 também editaria outro jornal alternativo, o “Giro”). Ao lado do editor do jornal, Heraldo, tocava desde música popular a rock alemão. Com o tempo, amadureceu sua vocação musical e participou nos anos 80 do grupo musical Peito Rasgado, com Heraldo, Marcus Canduta e Padron, tendo influência da MPB e do baião.

Logo, Zéllus militou nos movimentos ecológicos, também realizando músicas de protesto em homenagem a Domingos Stamato, Isabel Calil, Milo Diniz e Ernesto Zwarg. O espírito ousado o levou a estudou História e Letras, mas profissionalizou-se como produtor de rádio em Fortaleza. Trabalhou em todo o Nordeste realizando shows com o título de “Caiçara Cigano” e promovendo oficinas musicais a detentos da extinta Febem (Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor).

Em 1988, o espírito caiçara trouxe o revolucionário artista de volta à Baixada. “Quando eu voltei, aqui em Santos, montei o Cigania Brasileira, onde peguei todos os ritmos nordestinos, canto chachado, baião, maracatu.” Descobriu-se contador de histórias e por mais de 20 anos fazia atividades lúdicas para o público infanto-juvenil em teatros, praças e escolas.

Zéllus também se especializou no teatro clown, sendo responsável pela Troupe Tralha, companhia santista entre 1997 e 2006. Em 2004, a música foi o foco de seu trabalho: fez temporada na Irlanda, participou de saraus, e criou o grupo de músicas autorais Trio Kaanoa com os amigos Maíra e Mauro, além de escrever músicas para outra banda caiçara, Danilo Nunes e O Carrossel de Baco.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Falece o artista Zéllus Machado em Santos

  1. Zéllus Machado, … um Ser carinhoso e atencioso.
    Lembro da última vez, que o vi:
    Na Av. Ana Costa, na campanha da conscientização dos munícipes acenar o braço e,
    assim, dar o sinal aos motoristas pararem.

    Zéllus estava caracterizado em sua pintura e eu louca para ganhar uma marca em meu rosto ao ser beijada, mas sem ele saber disso, procurou tomar todo o cuidado para não deixar a mesma, que pena! – ehehheehh
    Dias depois, eu comentei com ele pelo MSN e lembro deste dia com emoção.

    Zéllus … Zéllus amigo – puxa vida, é difícil acreditar que Deus veio te buscar.

    Eu sei que – “Felizes são aqueles que já cumpriram a sua missão”, mas para os que ficam receber uma notícia inesperada é um choque, pois não é o mesmo quando se sabe quando um amigo ou parente está hospitalizado ou enfêrmo em casa.

    Um encontro anterior marcante, foi na Oficina de Haicai, no SESC ministrada pela compositora e haicaísta, Alice Ruiz., a nossa foto inesquecível.

    Eu sou eternamente grata a Deus por ter conhecido uma pessoa como Zéllus Machado.

    Parabéns, Lincoln pelo Blogg. Abraços.

  2. O palco vazio…
    As cortinas cerradas…
    No coração uma dor…
    E a garganta apertada…

    Inevitável partida…
    Dura despedida…
    A morte levou…
    Quem tanto esbanjou vida…

    A tristeza…
    Nada pode aplacar…
    Mas a vontade do artista…
    “O show deve continuar”…

    Agora meu amigo, estás fazendo os anjos rirem e dançarem ciranda no céu…
    Ficam as lições e os bons exemplos que tivemos…

  3. Pingback: Zéllus Machado ganha homenagem póstuma no FESTA 54 « O Palco Santista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s