Espetáculo Aparição da Virgem é encenado aos sábados em Itanhaém

 

O espetáculo teatral ‘Aparição da Virgem ao beato Anchieta’ será encenado nos dias 14, 21 e 28/jan a partir das 21 horas, na Cama de Anchieta, na Praia do Sonho.  O primeiro dia de apresentação ocorreu no último sábado (7) e atraiu um grande público, entre turistas e munícipes. A entrada é gratuita.

O espetáculo envolve história, arte, fé e é encenado em uma dos mais belos cartões postais da região, a Cama de Anchieta. A peça do grupo teatral Abaréteatro mostra a passagem do padre jesuíta José de Anchieta pelo do Litoral Paulista, apresenta seus versos e o encontro do beato com a Virgem Santíssima.

A atração histórica e religiosa será apresentada pela quinta vez em Itanhaém e, no ano passado, levou cerca de 800 pessoas a assistir ao espetáculo teatral. O evento ocorre por meio de uma parceria entre o Departamento Municipal de Turismo, ONG Cultura Ativa e a Secretaria Estadual de Turismo.

GRUPO ABARÉTEATRO. Em 30 de Outubro do ano de 1995 nascia na cidade de Itanhaém-SP a Companhia Abaré de Teatro, fruto de Oficinas Culturais do então monitor indicado pela Secretaria de Estado da Cultura-SP o diretor e ator Orlando Moreno, que aos 35 anos e já com 20 de carreira acumulava muita experiência com o Teatro de Grupo trabalhando com os principais nomes do Teatro Brasileiro, entre eles: Marco Antonio Rodrigues, Plínio Marcos, Oscar Phon Phull, Cézar Vieira, Antunes Filho , Antonio do Valle entre outros.

A Escolha do nome foi oriunda do seu primeiro espetáculo “O Abaré” que estreou em 1996 e que narrava a vida e obra do Padre Jesuíta Leonardo Nunes, conhecido entre os índios por “Abarebebê” que em Tupi-Guarani quer dizer “O Grande Missionário” . Logo a seguir duas outras montagens “Riacho de Areia, Terra de a-meia” e “Contos da Villa” encerram uma trilogia sobre a colonização do Litoral Paulista.

Em 1998, já como Cia Abaréteatro, busca a profissionalização de seus elementos e ao desenvolver o “Teatro Educativo” tem em seus principais espetáculos, adultos e infantis o auxílio na alfabetização passando a utilizar o Folclore Nacional, aliando as técnicas Clownescas e de manipulação de bonecos à uma junção de habilidades e capacidades que a transformam em um das companhias de Teatro mais sérias e respeitadas de São Paulo.

Durante o percurso, a Cia. trabalhou duro para galgar novos passos. Centenas de apresentações nos mais diversos espaços e para o mais eclético tipo de público, mostraram aos profissionais o caminho a seguir. No ano de 2007, sempre com a direção e a coordenação geral do seu fundador Orlando Moreno, a Cia implementa projetos audaciosos como o “Teatro a Bordo” que nasce com o intuito de fomentar a arte teatral, atender a forte demanda do grupo em criar espaços alternativos, democratizar a cultura e principalmente levar a linguagem teatral para qualquer lugar sem distinção de raça , credo ou classe social de forma itinerante e gratuita.

*Prefeitura Municipal de Itanhaém/Grupo Abaréteatro

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s