FESTA 54 abre inscrições para grupos de todo o País

Grupos teatrais de todo o Brasil já podem se inscrever para participar do 54º Festival Santista de Teatro, o FESTA, que neste ano acontece entre os dias 13 e 21 de abril. As inscrições são gratuitas e feitas online, pelo www.festivalsantista.com.br, onde consta o regulamento completo do festival, considerado um dos mais importantes do País. O prazo final é dia 31 de janeiro.

Todo o processo de inscrição é feito pela internet, exceto o envio da gravação do espetáculo, que deve ser feito via correio. Os espetáculos inscritos passarão por curadoria, e os selecionados serão anunciados no mês de março.

O tema deste ano é “Arte, Política e Pensamento”, e o formato do festival será semelhante ao último, realizado ano passado. Serão apresentados espetáculos nas categorias Adulto, Infantil e de Rua, de grupos de diferentes regiões do País e também da Baixada Santista. Debates, mesas-redondas, atividades formativas, performances e Mostra Paralela fazem parte da programação, que contará ainda com o Quintal da Pagu, espaço instalado na Praça dos Andradas com apresentações musicais e intervenções culturais.

Também como na última edição, é o público que vai escolher o valor dos ingressos, entre R$ 2 e R$ 10. A iniciativa tem a intenção de facilitar o acesso às peças, além de valorizar o fazer teatral.

Novidade no ano passado, o Intercâmbio Cultural será mantido no FESTA 54. Nele, 25 estudantes de artes cênicas serão selecionados para acompanharem o festival, com estadia e alimentação garantidos. Além de terem a oportunidade de conhecer o FESTA e seus artistas, os intercambistas serão divulgadores do festival nas regiões onde vivem.

Mérito Cultural. No mês de novembro do ano passado, o Festival Santista de Teatro foi premiado pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural. O prêmio, concedido a 51 artistas, grupos e festivais, colocou o festival ao lado de grandes representantes das nossas artes, como Beth Carvalho e O Tablado, grupo teatral de São Paulo. A homenageada da Ordem do Mérito Cultural foi Patrícia Galvão, a Pagu, criadora do FESTA, cuja primeira edição aconteceu em 1958. O festival teatral é considerado o mais antigo em atividade no Brasil.

O FESTA 54 é realizado pelo Movimento Teatral da Baixada Santista, e tem a coordenação geral de Caio Martinez, Leandro Taveira, Platão Capurro Filho e Sarah Atunes.

*Imprensa FESTA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s