O espetáculo “Para um Amor de Vinícius” encerra nesta sexta-feira (25) temporada no Espaço Teatro Aberto de Santos (Praça dos Andradas, 102) às 21 horas. A peça em tributo aos 30 anos do falecimento do poeta Vinícius de Moraes, pertence ao Grupo de Arte Supernova.
É com o célebre “Para um Amor de Vinícius” novamente em cartaz, que o Grupo de Arte Supernova celebra seus 10 anos de existência. O espetáculo já foi encenado em 2005 pela mesma companhia teatral, sendo um resultado de uma criação coletiva a partir de pesquisas sobre o “poetinha”. Próximo do centenário de Vinícius de Moraes, “ele perpetua, na música, na poesia, nas Artes Cênicas, na Dança, enfim, em todas as manifestações artísticas possíveis. Portanto, neste ano, o Grupo de Arte Supernova, revisita sua infinda obra”, diz o diretor teatral Ricardo Menezes.
Com o elenco composto apenas de atores negros, o grupo também reafirma seu tributo ao “poetinha”, já que há exatamente 55 anos, Vinícius de Moraes assistia no Teatro Municipal do Rio a produção do seu próprio musical, “Orfeu da Conceição”, reunindo pela primeira vez no palco nacional um elenco de atores negros.
No enredo, uma seleção de cenas que retratam o cotidiano de casais apaixonados embalados por canções de Vinícius de Moraes. Emoções como a eloqüência, a saudade e a sensualidade são despertadas nos diálogo das personagens, baseados nos românticos versos do poeta.
Com duração de 50 minutos, a peça tem a direção geral e sonoplastia assinados por Ricardo Menezes e com a coreografia e preparação corporal feitos pela bailarina profissional e professora de dança Fernanda Iannuzzi. A iluminação é de responsabilidade de Alessandro Cruz. O elenco é formado por Aline Fares, Filipe Resende, Juliana Souza e Wendrek Santana.