Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto faz apresentação em Santos

Santos e Região terá a oportunidade de ver e ouvir ao vivo a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto – grupo folclórico do interior do estado do Ceará. A apresentação será no dia 21 de outubro, próxima sexta, as 21h00 no Teatro dos Metalúrgicos de Santos e a entrada é franca.

Tradicional grupo de música, existe desde o século XIX, um conjunto musical simples e rústico, constituído de instrumentos de sopro e percussão, que toca marchas, galopes, modinhas, rodas e valsas, também chamada ‘Banda de Couro’ ou ‘Terno de Zabumba’. Formada por dois pifes (pífanos ou pífaros), uma zabumba e uma caixa, as bandas cabaçais se espalham entre Pernambuco, Paraíba e Ceará, animando as festas religiosas e profanas dos sertões. O grupo é formado de seis descendentes dos índios Cariri, todos eles agricultores do Crato.

Em viagens pelos estados brasileiros, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto já alcançou considerável projeção regional, nacional e européia.

O projeto deste ano, patrocinado pela Petrobrás, é oportunizar mais cidades a conhecer esse trabalho de resistencia da cultura popular brasileira. A música e a dança são característica que fazem parte do espetáculo.

*Sandra Magalhães  e Carlos Bellini

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s